Você come e vai dormir? Veja por quê parar com o hábito

Principalmente quem dorme tarde, costuma sentir fome logo antes de se deitar e não resiste em atacar a geladeira.

Publicidade

Costumamos ouvir que comer e logo depois ir dormir engorda. Será mesmo?! Na verdade, essa não deveria ser a maior preocupação, já que existem outros problemas relacionados com esse hábito. Veja quais são.

De acordo com estudos realizados pelo Massachusetts Institute of Technology, não necessariamente comer e ir dormir engorda, pois vai depender do que e da quantidade que se come.

O que realmente é preocupante são outras condições de saúde que pioram com o hábito de comer e ir dormir, como refluxo ácido, indigestão, insônia ou sono interrompido.

Refluxo

Quanto ao refluxo ácido, ele acontece pela falta de ácido estomacal no processo digestivo. Quem sofre com o problema, costuma sentir desconforto e queimação no estômago, esôfago e garganta após comer.

Publicidade

A sensação pode piorar bastante quando a pessoa come e se deita, pois a válvula que fica entre o estômago e o esôfago que impede a passagem do ácido para a garganta pode permanecer aberta, causando queimação e arrotos.

Ao acordar, a sensação de indigestão pode permanecer, mesmo para quem não tem refluxo, pois o estômago não pôde trabalhar corretamente na digestão do alimento.

Perturbação do sono

Quanto ao sono, quem come antes de ir dormir não consegue ter uma noite de descanso reparadora e eficaz, pois o corpo fica tentando trabalhar na digestão do alimento. Sendo assim, pode haver tanto dificuldade em pegar no sono, quanto acordar várias vezes durante a noite ou ter pesadelos.

Tudo isso resulta em falta de produtividade no dia seguinte, cansaço, sonolência, que com o tempo vão prejudicando outros pontos da saúde física e mental, pois o organismo não consegue entrar em equilíbrio.

Publicidade

Dicas para evitar dormir de barriga cheia

Sentir fome e não comer é algo difícil de controlar, pois gera ansiedade, irritabilidade e falta de concentração, especialmente para quem sente muito prazer no ato de comer. Então, veja o que pode ajudar a não dormir de barriga cheia e ter um sono de qualidade.

  • Faça pequenas refeições ao longo do dia, sem ficar mais de 3 horas sem comer;
  • Seguindo essa lógica, faça a última refeição grande cerca de 3 a 4 horas antes de dormir;
  • Se estiver com muita fome antes de dormir, prefira comer um ovo cozido ou um pedaço de fruta que serão absorvidos mais rapidamente;
  • Evite bebidas com cafeína e alcoólicas antes de dormir;
  • Evite alimentos com sal, condimentos e gordura, pois vão inchar o corpo, dar sede e fazer você acordar incomodado e precisando urinar.

Dica de alimentos para dormir melhor

Agora que você já sabe porque não é recomendado comer e ir dormir, e viu as dicas para não ter vontade de devorar um lanche enorme antes de se deitar. Veja também que alimentos pode comer na ceia para matar a fome e liberar o hormônio do sono.

PODE GOSTAR TAMBÉM