Saiba quais as combinações de alimentos devem ser evitadas

Há alimentos que não devem ser consumidos em conjunto, porque podem colocar a sua saúde em risco.

Publicidade

Frutas e verduras são os pilares de uma alimentação saudável e equilibrada. O que muitos desconhecem é que ao ingerirmos esses alimentos, nem sempre estamos fazendo bem para o nosso organismo. Principalmente quando fazemos combinações desses alimentos

Combinar alguns alimentos pode fazer mal. Há certas junções que são prejudiciais para o bom funcionamento interno, porque vão desestabilizar a digestão. No caso dos adultos, esse problema causa apenas alguns incômodos, porém, quando se trata de crianças, algumas combinações podem ser muito perigosas.

Conheça as combinações de alimentos a serem evitadas:

Banana e pudim

Essa combinação vai originar um aumento da produção de gases tóxicos e vai deixar você com a sensação de barriga pesada. No caso das crianças essa é uma combinação muito perigosa!

Cenoura e laranja

Apesar dessa ser uma combinação muito comum, presente em diversos sucos, provoca azia. Se o consumo dessa junção persistir, pode levar ao desenvolvimento de falhas no sistema renal.

Publicidade

Abacaxi com leite

Gases, náusea, dores de estômago e de cabeça são as principais consequência do consumo combinado entre leite e abacaxi. Se esses sintomas já são duros de suportar pelos adultos, imagine para as crianças.

Mamão com limão

Essa mistura pode atrapalhar a digestão. O mesmo acontece com qualquer combinação de frutas doces com frutas ácidas.

Goiaba com banana

Uma combinação agradável ao paladar, com as sérias consequências para o estômago. O aumento de acidez patrocinado por essa combinação vai resultar em gases, dores de cabeça e de barriga.

Pão e laranja

Não acompanhe sanduíche com suco de laranja. A fruta impede que os amidos do pão sejam processados, tornando-se muito difícil de digerir.

Publicidade

Verduras e fruta

Fruta e verdura não ligam como seria de esperar, porque o açúcar contido na fruta vai retardar a digestão das verduras. Esse atraso na digestão tem como consequência a fermentação, que por sua vez pode causar intoxicação. Aos sintomas mais comuns, como as dores estomacais e a dor de cabeça, juntam-se a diarreia e outras infecções mais perigosas.

Como saber então como misturar a fruta? É bastante simples. Cada fruta só deve ser misturada com outra do mesmo gênero. As frutas podem dividir-se em quatro grupos, considerando a sua acidez. É essa acidez que vai determinar quais são as conjugações permitidas e aquelas que devem ser evitadas.

Grupos de fruta de acordo com os níveis de acidez:

Publicidade

1. Fruta doce

São todas aquelas que não são ácidas, como o pêssego, a banana, a ameixa, a maçã, a melancia e o melão.

2. Fruta ácida

Fruta com uma componente forte de ácidos, como a romã, a laranja, o limão, os mirtilos, o kiwi, o abacaxi e as uvas.

3. Fruta semi-ácida.

Apesar de conterem alguma acidez, a sua presença não é tão forte. Desse grupo fazem parte a maçã verde, a manga, a framboesa e o morango.

Publicidade

4. Fruta neutra

Fruta forte essencialmente em proteínas, vitaminas, óleos e sais. O abacate, o amendoim, as amêndoas, as nozes e o coco são alguns exemplos.

Não estamos aqui dizendo que essas combinações de alimento são proibidas. Esse texto tem a intenção de alertar, pois muitas vezes no sentimos mal após a ingestão de um determinado alimento, e não sabemos o motivo pelo qual isso acontece!

Sabia desses fatos? Compartilhe com sua família e amigos!

PODE GOSTAR TAMBÉM