em

8 Coisas que não deve fazer de estômago vazio

Repense seus hábitos matinais pelo bem da sua saúde estomacal.
coisas que não deve fazer de estômago vazio
Crédito: Freepik

Quando você acorda pela manhã, seu organismo acabou de passar por um processo de limpeza e está pronto para recomeçar a rotina. Sendo assim, o estômago está vazio esperando para receber os primeiros alimentos e nutrir todos os sistemas. Eles está sensível ao que vier primeiro, e por isso, há coisas que não deve fazer de estômago vazio. Veja quais são.

Coisas que não deve fazer com o estômago vazio

Além do que você não deve ingerir, há outras coisas que não devem fazer de estômago vazio, pois o corpo está sem combustível e pode não dar conta do recado.

1. Tomar remédios

não deve tomar remédio de estômago vazio
Crédito: Freepik

Determinados tipos de remédios, como antibióticos anti-inflamatórios, não devem ser tomados de estômago vazio. Quando eles chegam sozinhos e puros ao estômago, irritam o tecido fibroso que é o que forma a mucosa de proteção do órgão. Em contrapartida, há remédios que você deve tomar de estômago vazio porque eles precisam entrar em contato com a acidez estomacal.

2. Ingerir álcool

Outra das coisas que não deve fazer de estômago vazio é ingerir álcool. A bebida alcoólica não é recomendada mesmo quando você acabou de comer. Mas especialmente se tiver de estômago vazio ela vai ser mais absorvida ainda, ficando por mais tempo no organismo, intensificando os efeitos colaterais.

Além disso, por ter componentes tóxicos e ser forte, também pode, com o tempo, prejudicar a proteção da parede dos órgãos por onde passa.

3. Praticar exercícios físicos

não se exercitar de estômago vazio
Crédito: Freepik

Há quem tenha o hábito de praticar atividade física de estômago vazio. Se já faz isso há bastante tempo e tem uma rotina bem regulada, tudo bem. Mas para a maioria das pessoas, essa prática pode levar a efeitos colaterais perigosos. Tudo vai depender também do tipo de atividade que vai fazer.

Quanto mais for exigido do organismo, como por exemplo caminhada, corrida, bicicleta e musculação, mais ele vai precisar da energia dos alimentos para gastar. Se não tiver nada para gastar, a pessoa vai começar a sentir fraqueza, tontura, pressão baixa, náuseas e poderá até desmaiar.

4. Fumar

Quem fuma muitas vezes e diariamente, volta e meia faz isso logo ao acordar, antes de comer qualquer coisa. Para piorar, toma uma xícara de café preto junto. Mas mesmo sem o café, o efeito do cigarro no organismo em jejum é intensificado, pois todo o espaço interno está livre para que as toxinas dele entrem em ação.

Podem ocorrer os mesmos efeitos colaterais de malhar em jejum, conforme a resistência de cada organismo.

5. Tomar café

não deve tomar café de estômago vazio
Crédito: Freepik

O café preto é uma substância que, em excesso, pode causar úlceras estomacais, mesmo se tomado com comida. Imagine então o impacto que ele causa ao ser a primeira coisa a entrar em contato com o tecido fibroso do estômago no dia. Então ele também está na lista das coisas que não deve fazer de estômago vazio.

Se você gosta muito de começar o dia com uma xícara de café, prefira comer algo junto ou pelo menos misturá-lo com leite para reduzir a acidez.

6. Beber refrigerante

O simples fato de o refrigerante ter muito açúcar e nada de nutrientes benéficos já faz ele ser ruim para consumir em jejum. Esse açúcar poderá provocar um pico de glicose, um excesso de liberação de insulina e você já começa o dia tirando o equilíbrio do seu organismo.

Mas além disso, tem o efeito do gás do refrigerante que vai expandir o estômago, causando inchaço e liberando suco gástrico à toa.

7. Beber suco de fruta ácida

não deve tomar suco ácido de estômago vazio
Crédito: Freepik

Assim como o café, funciona o efeito do suco de fruta ácida pura em jejum. Embora as frutas sejam alimentos muito saudáveis, a melhor forma de ingeri-las em jejum é inteiras. Assim você estará absorvendo muito mais fibras, não haverá o mesmo pico de açúcar no sangue e o ácido da fruta não terá um efeito forte nas paredes do estômago porque o suco gástrico vai ter a função de desfazer o alimento.

8. Mascar chiclete

Essa também é uma das coisas que não deve fazer de estômago vazio, tanto de manhã quando em qualquer momento do dia que esteja com fome. Quando mastiga alguma coisa, seu organismo entende que você vai precisar iniciar uma digestão.

Assim, ele começa a produção de suco gástrico, mas como você não vai engolir nada, o suco vai ficar liberando acidez nas paredes estomacais. Por isso, esse hábito em longo prazo pode gerar úlceras.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
usar o celular em posto de gasolina
Usar o celular em posto de gasolina pode causar explosão? Mito ou verdade?
alimentos ricos em gordura boa
6 Alimentos ricos em gordura boa para incluir na dieta