Coisas para nunca dizer à avó dos seus filhos
Crédito: Freepik

5 Coisas para nunca dizer à avó dos seus filhos

Tome cuidado com o que vai dizer para não ferir os sentimentos de alguém tão importante na vida dos seus filhos

Publicidade

A avó, geralmente, vem de uma época em que o jeito de criar os filhos era diferente de como é hoje. Muitas avós de hoje não se adaptaram às mudanças na forma de lidar com as crianças e tendem a achar que a mãe está de frescura. Mas, se você sabe que a intenção dela é boa, tenha paciência e cuidado com o que vai dizer.

Aliás, é possível dizer o que você precisa, mas com delicadeza e gentileza para que ela compreenda e colabore. Assim, ao invés de ter uma rival como avó dos seus filhos, você terá uma família mais forte e acolhedora para que eles cresçam mais felizes. Veja o que você nunca deve dizer à avó dos seus filhos, seja ela sua mãe ou sua sogra.

1. “Não deixe eles falarem com você desse jeito”

Pode parecer algo bom de se dizer, pois você está do lado dela, querendo que as crianças a respeitem. Mas não é ela quem tem que deixar eles falarem de forma desrespeitosa. É você, a mãe, responsável pelo comportamento dos seus filhos. Não coloque essa responsabilidade sobre a avó, inclusive, se você não quiser dar abertura para que ela comece a educar seus filhos do jeito dela.

2. “Na sua casa eu deixo eles fazerem tudo”

Não são todas as avós que têm paciência de deixar os netos fazerem o que quiserem na casa delas. Então não diga a ela, e nem aos seus filhos, que na casa da vovó não há regras e eles podem fazer o que quiserem.

Publicidade

3. “Aproveite seus netos enquanto puder”

Essa é uma frase muito triste de ouvir, pois você está dizendo, nas entrelinhas, que ela irá morrer em breve ou que poderá adoecer e não aproveitar mais as crianças. É cruel, não diga,

4. “Eles não querem te ver hoje”

Imagine você ouvir isso, sendo uma avó amorosa que tem saudade dos netos? É claro que pode acontecer de as crianças quererem fazer outra coisa ao invés de visitarem a avó. Mas não diga desse jeito, pois ela poderá se sentir triste e rejeitada. Apenas diga que eles têm atividades marcadas e combine o dia que eles podem visitá-la.

5. “Não beije e abrace seu neto/neta sem permissão”

As mães modernas estão ensinando aos seus filhos sobre respeitar limites para que eles aprendam que não precisam se sentir obrigados a irem no colo dos outros, dar beijos e abraços em quem não se sentem confortáveis para isso. É uma forma de educar para prevenir abusos.

Mas as avós foram ensinadas de forma diferente e elas não têm malícia alguma ao quererem beijar e abraçar os netos. Se quiser usar essa estratégia educativa com seus filhos, explique isso para a avó, falando sobre os motivos e o quanto é importante ela colaborar para que a criança aprenda que seu espaço pessoal deve ser respeitado por todos.

Publicidade

Veja também: coisas que as avós não devem fazer com os netos

PODE GOSTAR TAMBÉM