coisas mais sujas da sua casa
Crédito: Freepik
em

As 7 coisas mais sujas da sua casa (e como limpar!)

Muita gente acha que o vaso sanitário é o lugar mais sujo da casa… Descubra quais são os piores!

Você sabe quais são os lugares mais sujos da sua casa? Alguns certamente são velhos conhecidos de todo mundo, mas outros vão te deixar em choque! Veja quais são os piores e como acabar de vez com a sujeira.

Porta-talheres

Sabe aquela divisória onde você guarda os talheres, dentro da gaveta? Por mais que ela esteja fechada a maior parte do tempo, é um local que tem muito contato com as mãos e nem sempre é limpo. Existe o risco de acumular poeira, gordura da cozinha e germes.

Para deixar sempre limpinho, basta retirar todos os talheres uma vez por semana e colocar de molho na água com água sanitária. Deixe por 1 hora, retire e enxague bem. Seque e coloque de volta na gaveta, garantindo mais saúde para sua casa.

Cafeteira

coisas mais sujas da sua casa cafeteira
Crédito: Freepik

Sua máquina de fazer café também pode ser um grande problema, se você esquecer alguns detalhes na limpeza. Isso porque no reservatório de água podem se desenvolver germes, como estafilococos, estreptococos ou E. coli.

O ideal é limpar o local semanalmente, com água e vinagre. Se ele for removível, a limpeza é mais simples e pode ser até mesmo diária. Mas se for acoplada ao equipamento, basta “passar um café” sem o pó e com água e vinagre.

Veja mais: como limpar a cafeteira elétrica e ter um café sempre delicioso

Escova de dente

Você tem o costume de deixar sua escova de dentes em um porta-escovas, na pia do banheiro? Pois saiba que ela pode estar contaminada com diversos tipos de germes, inclusive bactérias que podem causar problemas gastrointestinais.

O ideal é guardar em um armário ou em porta-escovas tampado, sendo lavado diariamente. Além disso, é fundamental lavar a escova com água morna, bicarbonato e vinagre de álcool, semanalmente.

Botões do fogão

Por mais que você limpe seu fogão todos os dias e o deixe brilhando, tem algumas partes que acabam sendo esquecidas ou limpas “por cima”. É o caso dos botões no painel, tanto os de liberar o gás quanto os de acender. Neles podem existir coliformes, bolores e leveduras!

Evite esse problema com uma limpeza semanal, que deve ser feita com água morna e sabão, lavando cada peça removível. Limpe também o local onde elas são encaixadas e seque bem antes de colocar de volta.

Tábua de carne

Sabe qual é o motivo para ter uma tábua para carnes, outra para peixes e outra para vegetais? Por causa da sua alta capacidade de contaminação! Além de poder reter sujidades (seja de plástico ou madeira), a tábua de carne também acumula coliformes, fungos e leveduras.

O ideal é usar a de vidro e fazer a limpeza imediatamente após o uso. Para isso, lave normalmente e, em seguida, aplique água com vinagre ou com água sanitária diluída, deixando secar muito bem antes de guardar.

Brinquedos dos pets

coisas mais sujas da casa brinquedos pets
Crédito: Freepik

Eles são fofos e todo mundo ama brincar com os pets da casa. Mas o que ninguém se lembra é que os brinquedos ficam realmente sujos. Seja pela saliva ou por estar sempre pelos cantos, eles são um criadouro de bactérias e fungos.

Para evitar o problema, o ideal é ter brinquedos de plástico, muito mais fáceis de higienizar do que os de tecido ou corda. E para limpar é só lavar bem com água, sabão e vinagre, todas as semanas.

Controle remoto

Seja o controle da TV ou do vídeo game, é fundamental ter atenção com a limpeza. Eles são manuseados várias vezes ao dia e por pessoas diferentes, sendo uma grande fonte de contaminação.

A limpeza deve ser feito com álcool isopropílico — o mesmo usado na limpeza de celulares e outros equipamentos eletrônicos. Basta realizar o procedimento uma vez por semana e pronto. Lembrando de utilizar um pano macio e que não solte fiapos, como o de microfibra.

São cuidados simples e que podem evitar maiores problemas para você e sua família, mas que geralmente as pessoas esquecem de fazer. Você conhece mais algum lugar que costuma ser uma fonte de sujeira escondida? Compartilhe nos comentários e ajude outras pessoas!

coxa creme

Receitas de coxa creme bem cremosas por dentro e crocantes por fora

menino de 6 anos morre de fome

De castigo preso no armário, menino de 6 anos morre de fome