coisas que mais gastam água
Crédito: Freepik

5 Coisas que mais gastam água em casa e o que fazer

Reduzir as contas e o desperdício de água depende de adotar bons hábitos na rotina doméstica

Publicidade

Sua conta de água está vindo muito alta? Será que dá para culpar as taxas cobradas da empresa distribuidora ou será que você não está fazendo uso correto da água que tem disponível? Veja quais são as coisas que mais gastam água em casa e o que fazer para melhorar o consumo.

1. Vazamentos

Dá para imaginar que os vazamentos de água estão em primeiro lugar na lista de coisas que mais gastam água em casa. Isso porque um vazamento fica desperdiçando água o tempo inteiro, e inclui qualquer tipo de vazamento, seja de torneiras, chuveiros, descargas ou canos.

Para ter uma ideia, só uma torneira cotejando o dia inteiro é capaz de desperdiçar 40 litros de água em um dia. Se for um filete de água correndo pela torneira o dia todo, serão 130 litro de água que você joga fora, mas paga por ela na sua conta.

O que fazer?

A única maneira de resolver um vazamento é consertando o quanto antes. Se perceber que tem uma parede ficando cada dia mais úmida, pode ser que tenha um vazamento interno, nos canos que ficam por dentro da parede.

Publicidade

Entre em contato com um encanador para verificar e consertar, pois além do aumento no consumo de água, a estrutura da casa vai ficar comprometida.

2. Banho

Em segundo lugar na lista de desperdício está o banho demorado. Se você tem uma ducha e fica no banho por 15 minutos, gasta cerca de 135 litros de água, e isso é muita coisa. Já se conseguir reduzir o banho para 5 minutos, que é perfeitamente possível, esse gasto cai para uns 45 litros.

O que fazer?

Em um tempo de 5 a 7 minutos é possível tomar um bom banho relaxante. Se precisar lavar o cabelo, o ideal é que desligue o chuveiro para aplicar o xampu, e só ligue de novo na hora de enxaguar. Nesse pouco tempo, muita água é economizada. Então, aí está a solução.

3. Descarga

Já pensou que o tipo de descarga dos seus banheiros pode não ser o mais econômico? Uma bacia sanitária com válvula e tempo de acionamento de 6 segundos gasta de 10 a 14 litros por descarga.

Publicidade

O que fazer?

Uma boa ideia é ter uma bacia sanitária que tenha dual flush, ou seja, um botão de acionamento duplo que permite jorrar mais ou menos água para dentro do vaso, conforme a necessidade.

Além disso, é importante não jogar objetos dentro do vaso, nem mesmo papel higiênico, pois precisará de mais água para mandá-lo embora. Se perceber vazamentos, devem ser consertados o quanto antes.

4. Máquina de lavar roupa

Uma lavadora de roupas com capacidade para 5 quilos gasta 135 litros de água por lavagem, mais ou menos. Quanto maior a capacidade da máquina, mais água vai gastar. Só que roupas precisam ser lavadas. Então, o segredo está em otimizar a rotina das roupas.

Publicidade

O que fazer?

O ideal é usar sua máquina de lavar com a capacidade total e, no máximo, três vezes por semana. Espere até que tenha roupa o bastante para encher a máquina e fazer sentido aproveitar toda a água que ela vai usar.

5. Lavar louça

Essa atividade também pode gerar bastante desperdício de água se fizer do jeito errado, ou seja, mantendo a torneira aberta o tempo todo, enquanto ensaboa as louças. Em uma casa, 15 minutos de torneira aberta gasta 117 litro de água, enquanto em apartamentos esse gasto sobe para 243 litros, dependendo do tipo de torneira.

O que fazer?

A melhor forma de economizar na hora de lavar a louça é organizando essa atividade. Dê uma passada rápida de água para umedecer as louças, sem abrir demais a torneira. Depois, ensaboe tudo, com a torneira fechada. Só volte a abrir a torneira para enxaguar as louças, e pronto.

Publicidade

Veja também: 15 Dicas para economizar energia elétrica

PODE GOSTAR TAMBÉM