Coisas que você provavelmente já deveria ter jogado no lixo
Crédito: Freepik
em

12 Coisas que você provavelmente já deveria ter jogado no lixo

Tem coisas que parecem durar para sempre, mas podem oferecer riscos à saúde se forem usadas depois de certo tempo

Certos produtos demoram para acabar porque você usa um pouquinho de cada vez. Com isso, mesmo depois do prazo de validade, eles continuam parecendo bons para uso, e você continua usando. Mas, não deveria. Embora o prazo de validade não acabe exatamente no dia que está na embalagem, há motivos para ele existir, inclusive para proteger sua saúde. Veja quais são os produtos que você provavelmente já deveria ter jogado no lixo.

1. Lâmina de barbear e depilar

Crédito: Freepik

A famosa Gilete é um dos produtos que muita gente deixa sobre a pia ou dentro do box do chuveiro pegando umidade. Com o uso diário, além de as lâminas perderem o fio, elas começam a oxidar. Então, o ideal é que, dentro dessas condições, as lâminas sejam descartadas depois de 2 semanas, no máximo.

2. Absorventes íntimos

Os absorventes íntimos têm uma vida útil até que longa, cerca de 2 a 3 anos. Então, se você costuma comprar em grande quantidade para nunca ficar sem na hora que precisa, tome cuidado. Faça o seu estoque respeitando o prazo de validade do produto, e evite guardá-lo no banheiro ou em locais úmidos, pois podem desenvolver fungos.

3. Calcinhas e cuecas

As roupas íntimas, que são usadas diariamente e lavadas com bastante frequência, precisam ser trocadas a cada ano, no máximo. O tecido desgasta, entra em contato com todo tipo de temperatura e umidade, com produtos de limpeza, e no fim desse prazo já podem estar contaminadas com bactérias, mesmo após a lavagem.

4. Esponja de louça

Crédito: Freepik

Você não vê, mas a pia e a bancada da cozinha estão repletas de bactérias. Nas esponjas de louça, então, nem se fala! Como elas entram em contato com a umidade e com restos de alimentos o tempo todo, devem ser trocadas toda semana. Aquelas com furinhos maiores, que permitem mais passagem de ar, podem ser trocadas a cada duas semanas.

5. Ralador

A validade do ralador vai depender da frequência de uso. Mas, o fato é que ele tem aqueles furinhos bem pequenos que ficam um pouco sujos, mesmo depois de lavar bem com a esponja e com detergente. Além disso, a lâmina vai ficando cega e ele vai perdendo sua capacidade de ralar os alimentos com eficiência. Sendo assim, compre um ralador novo a cada 3 ou 4 anos.

6. Pincel culinário de silicone

Mesmo sendo bem resistente ao calor, depois que é exposto com frequência a altas temperaturas, o pincel culinário de silicone pode começar a soltar partículas desse material nos alimentos. Então, faça a troca por um novo a cada 2 anos.

7. Frigideira de teflon

Crédito: Freepik

Ainda que a sua frigideira de teflon esteja intacta depois de 2 ou 3 anos, você deve comprar uma nova, pois mesmo parecendo estar nova, ela pode começar a soltar pequenos pedacinhos de teflon na comida, e aos poucos ir danificando o seu organismo por ingerir essa substância.

8. Brinquedos de borracha para banho

Pela segurança das crianças, os brinquedos de borracha para o banho devem ser trocados a cada 2 ou 3 meses. Mesmo assim, toda vez depois do banho eles devem ser lavados com água fervente e sabão, e deixados para secar muito bem. Já aconteceu de uma criança quase ficar cega após espirrar no olho um pouco de água que estava dentro de um brinquedo mofado.

9. Escova de banheiro

A escova que você usa para limpar o vaso sanitário deve ser trocada quando você perceber que as cerdas já estão deformadas. No mais, só precisa mantê-la higienizada toda vez após o uso, deixando de molho em água misturada com água sanitária durante alguns minutos e enxaguando depois.

10. Lenços umedecidos

Crédito: Freepik

Os lencinhos umedecidos podem ser usados por até 5 meses depois que a embalagem for aberta. Após esse tempo eles perdem as propriedades bactericidas. Mantenha a embalagem bem fechada e evite deixá-la em ambientes úmidos ou muito quentes, poisos lenços perdem seus conservantes.

11. Base para maquiagem

As bases costumam ter validade de 6 meses a 1 ano, se você armazenar do jeito certo, em local seco, fresco e ao abrigo da luz, com a tampa bem fechada. Depois disso elas podem não oferecer mais o mesmo efeito.

12. Máscara para cílios

Crédito: Freepik

Mesmo que o seu rímel pareça ótimo depois de 3 meses de uso, é melhor trocar, pois a escovinha vai acumulando bactérias que estão naturalmente nos cílios, mas que depois de se acumularem dentro do produto podem causar infecção nos olhos.

bombeiro faz surpresa para filha

Bombeiro ficou 30 dias longe de casa e fez surpresa ao retornar para a filha

Perguntas que vão te ajudar a se desapegar das coisas

5 Perguntas que vão te ajudar a se desapegar das coisas