Cidades-fantasmas brasileiras
Crédito: Freepik

7 Cidades-fantasmas brasileiras que você precisa conhecer

Você sabia que existem cidades completamente abandonadas no Brasil? Conheça um pouquinho de cada uma delas

Publicidade

Quando ouve falar em cidade-fantasma, o que lhe vem à mente? Provavelmente algum filme antigo de faroeste ou talvez algo bem distante e intocado, certo? Mas saiba que aqui mesmo no Brasil, existem algumas cidades-fantasmas, algumas em ruínas, outras abertas à visitação. Veja quais são elas e porque ficaram abandonadas.

Fordlândia – Pará

Reparou que o nome da cidade começa com Ford? Não é à toa. Ela foi criada por ninguém menos que Henry Ford (sim, o criador da marca). O intuito era fazer uma região voltada à extração de látex, para uso nos automóveis. Só que as coisas deram muito errado! O solo paraense não aceitou as seringueiras, os funcionários viviam em desacordo e até o exército teve que intervir. Resultado, portas fechadas e cidade abandonada.

Ararapira – Paraná

De crescente cidade ribeirinha e comercial à falência completa, Ararapira é a prova de que a interferência humana pode trazer alguns problemas. Localizada no Paraná, ela foi uma das primeiras e maiores vilas do país, construída pela Coroa Portuguesa. Depois da criação do Canal do Viradouro, todo o comércio se direcionou para lá. Consequentemente, a vila não conseguiu sobreviver e seus habitantes se mudaram para áreas com melhor acesso e oportunidades.

Airão Velho – Amazonas

Devorada pela natureza, essa cidade-fantasma fica perto do rio Negro, no Amazonas. Durante a segunda guerra, ela produziu e exportou látex para a Inglaterra, prosperando a passos largos. Porém, a guerra acabou e com ela, o dinheiro, fazendo com que os habitantes buscassem trabalho em Manaus.

Publicidade

Ouro Fino – Goiás

Ao contrário da sua xará mineira, a Ouro Fino de Goiás não existe mais. Somente suas ruínas. Porém, na época da caçada ao ouro, ela era próspera e influente. Das casas de trabalhadores à igreja, hoje só restam pedaços de muros e algumas outras estruturas mais sombrias, como o cemitério e suas tumbas.

Igatu – Bahia

Localizada na Chapada Diamantina, na Bahia, Igatu já foi o berço da extração de pedras preciosas, entre elas, o diamante. Rica e elegante, ela tinha toda a estrutura necessária e até pequenos luxos como hotéis e um cassino. Quando as fontes se esgotaram, os moradores foram fazer fortuna em outros lugares, deixando Igatu quase abandonada.

São João Marcos – Rio de Janeiro

Que tal visitar uma cidade que foi inundada por uma represa? Localizada no Rio de Janeiro, ela foi uma potência na época do Brasil colônia, mas quando veio a república, perdeu o fôlego. Consequentemente, seus moradores partiram para outras cidades em meados da década de 30 e anos depois, só restam as ruínas alagadas.

Biribiri – Minas Gerais

A cidade foi criada por volta de 1870, em Minas Gerais, para dar impulso a uma fábrica têxtil. Com o tempo, o negócio não prosperou e a população foi sendo demitida, buscando novos lugares para viver. O local é repleto de belezas naturais, incluindo uma cachoeira famosa, que tem levado pessoas a visitar o local.

Publicidade

Muito legal não é? Qual deles você visitaria?

Crédito das imagens: reprodução

PODE GOSTAR TAMBÉM