Chupeta ortodôntica
Foto: Freepik

Chupeta ortodôntica: qual a diferença para a chupeta comum?

A chupeta ortodôntica tem um formato diferenciado, e cada detalhe foi projetado por um motivo.

Publicidade

Muitos bebês e crianças são apegados à chupeta, chegando a ter mais de uma para garantir que não falte, caso alguma delas seja perdida. Então, para os pais que não conseguem fazer os filhos largarem esse apego, a dica pode ser comprar uma chupeta ortodôntica.

Claro, a verdade é que, seja a comum ou a ortodôntica, ambas são chupetas e seria melhor que as crianças não usassem.

Mas, se tiver que escolher entre uma e outra, é bom saber quais as vantagens da chupeta ortodôntica sobre a comum. É isso que você vai descobrir agora!

Veja também: Como lavar e esterilizar mamadeira e chupeta: 3 métodos fáceis

Publicidade

Antes de tudo: converse com o pediatra

Antes de você sair para comprar uma chupeta ortodôntica para seu bebê, converse sobre o assunto com o seu pediatra de confiança, pois, cada criança tem necessidades diferentes. O médico irá orientar sobre cada tipo de chupeta e se o seu filho realmente precisa ou pode usá-las.

Características da chupeta ortodôntica

chupeta ortodôntica
Foto: Totikids

A chupeta comum tem um formato arredondado em todo o bico. Já a chupeta ortodôntica tem uma área de sucção mais estreita, achatada e mais fina.

Esse design mais plano do bico tenta imitar o formato do mamilo da mãe. A parte superior é ligeiramente arredondada e a parte inferior é plana.

As chupetas ortodônticas podem ser feitas de látex, plástico macio ou silicone. Este último material costuma ser o mais escolhido por ter uma superfície mais lisa (e limpa de germes).

Publicidade

Suas abas laterais geralmente são côncavas, seguindo o formato da bochecha, para não deixar marcas no rosto. Além disso, possuem orifícios que facilitam a respiração nasal correta.

Vantagens da chupeta ortodôntica

Em relação à chupeta comum, os modelos ortodônticos reduzem a pressão sobre os dentes, gengivas e mandíbula. Além disso, permitem que a língua exerça um movimento mais natural durante a sucção.

Dessa forma, a chupeta ortodôntica acompanha harmoniosamente a erupção dos dentes e o crescimento dos maxilares, evitando a pressão excessiva sobre essas estruturas, o que poderia desencadear problemas de mordida no futuro.

Publicidade

Além de tudo isso, a chupeta ortodôntica pode reduzir a incidência de morte súbita infantil, atua como analgésico em momentos de dor e facilita o adormecer.

Veja também: Como usar a bombinha de tirar leite manual e elétrica

Fonte: Sou Mamãe

PODE GOSTAR TAMBÉM