Mesmo aquelas pessoas que não costumam ir ao médico com frequência porque se sentem saudáveis, podem fazer esse checkup de 3 minutos, com 5 testes simples que verificam o estado da saúde de modo geral.
Esses testes não substituem a consulta ao médico, mas ajudam a identificar características importantes da sua saúde, que podem até fazer você perceber que há algo errado e que precisa mesmo de atenção médica.
Veja também: receitas funcionais para manter a saúde forte
1. Teste das unhas

- Una as unhas dos 2 dedos indicadores, como na imagem.
- Se você perceber que entre elas existe um pequeno espaço na forma de um diamante, está tudo bem. Mesmo que esse espaço seja bem pequeno, está tudo certo.
Agora, se não houver qualquer espaço, e as unhas ficarem totalmente juntas, é importante ficar atento a outros sintomas, pois existe uma pequena hipótese de uma condição chamada braqueteamento digital (que incha os dedos e deixa as pontas arredondadas), que pode estar associado a doenças pulmonares e cardíacas.
2. Teste das pálpebras inferiores

Esse é um teste bem simples, que todo médico faz em uma consulta, e você pode fazer em casa no seu dia a dia, para verificar a existência de anemia.
- Lave as mãos.
- Puxe com cuidado as suas pálpebras inferiores levemente para baixo, na intenção de ver a parte rosa de dentro delas. Faça com uma pálpebra de cada vez.
Agora, se estiver amarelada ou pálida, pode ser sinal de anemia, pois quer dizer que não está chegando sangue o suficiente nessa região do seu corpo.
3. Teste de audição

- Posicione sua mão a 1 braço de distância da lateral da sua cabeça, como na imagem.
- Esfregue os dedos suavemente e perceba se consegue ouvir o som dos dedos esfregando. Se conseguir, está tudo bem.
Se não conseguir ouvir esse som dos dedos, pode ser um sinal de que sua audição está deteriorada.
4. Teste de equilíbrio

Esse é um teste que vai ajudar a testar o seu equilíbrio e que pode identificar problemas de circulação de sangue nos vasos cerebrais:
- Fique de pé, com os braços soltos ao lado do corpo.
- Levante uma das pernas até que ela esteja com a coxa reta, na linha do quadril, mantendo o joelho dobrado.
Se não conseguir, tente outra vez. Se mais uma vez não conseguir, existe uma possibilidade de estar com problemas nos vasos sanguíneos do cérebro. Perceba se há mais sintomas, como tonturas ou dores de cabeça frequentes, e visite seu médico.
5. Teste do cabelo

Existem épocas do ano em que o cabelo cai em maior quantidade, isso é normal. Mas, esse teste ajuda a detectar se você está com deficiência de nutrientes.
- Pegue uma mecha de cabelo limpa e seca do alto da sua cabeça e puxe, sem fazer muita força.
- Se soltarem poucos fios, menos de 10, está tudo bem.
Crédito das imagens: Cuide-se

