pata-de-vaca
Crédito: Wikimedia Commons
em

Chá de pata-de-vaca: para que serve e como tomar?

Essa árvore nativa do Brasil serve para ornamentar o seu jardim e também cuidar da sua saúde

A pata-de-vaca é uma árvore medicinal popularmente conhecida por seu poder desintoxicante, ajuda no controle da diabetes, da acne e no emagrecimento. Essa planta é nativa da América Latina, inclusive do Brasil, e por isso é fácil de cultivar. Seu nome botânico é Bauhinia forficata, e agora você vai saber um pouco mais sobre os benefícios dela para a saúde e como fazer o chá.

Ação desintoxicante e antioxidante

O chá de pata-de-vaca ajuda a limpar o organismo das toxinas que vão se acumulando por causa do estilo de vida e da alimentação. Ao mesmo tempo, ajuda a reduzir os radicais livres que adoecem as células e prejudicam o bom funcionamento dos sistemas do corpo. Com isso, acaba sendo um bom aliado para quem deseja emagrecer, mantendo uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas.

Aliado no tratamento de acne

Por ser antioxidante, o chá de pata-de-vaca ajuda a reduzir as inflamações do corpo, e isso inclui a acne. Além do mais, a planta tem ação cicatrizante e bactericida, dando um reforço na eliminação das espinhas, junto com o tratamento recomendado pelo dermatologista.

Controle da diabetes

O chá de pata-de-vaca contém flavonoides que ajudam no metabolismo dos carboidratos, prevenindo os picos de glicose no sangue, nesse sentido. Claro, todos os cuidados para manter a doença sob controle continuam sendo essenciais.

Receita do chá de pata-de-vaca

Para fazer o chá é bem simples: misture 2 folhas de pata-de-vaca picadas em 1 xícara de água bem quente. Deixe em infusão por alguns minutos, coe e beba quando estiver morno.

Pode consumir duas ou três vezes ao dia, ou conforme a orientação do médico.

Cuidados e contraindicações

Antes de fazer uso desse chá, converse com seu médico para saber se existem contra-indicações no seu caso. Por exemplo, não é recomendado para quem toma medicamentos anticoagulantes, anti-inflamatórios e para doenças autoimunes. Também não deve ser ingerido por gestantes, lactantes e crianças.

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Para obter melhores resultados, alie o uso do chá a um estilo de vida saudável e equilibrado.

Árvore para calçada

Árvore para calçada: 19 espécies para plantar

penteados para criança

9 Ideias de penteados para crianças