Menu

Chá de pariri: para que serve e como usar essa planta medicinal

Originária da Amazônia, essa planta possui diversas propriedades que podem ajudar em diferentes tratamentos de saúde

Crédito: Wikimedia Commons

Publicidade

O nome científico do pariri é Arrabidaea chica. Essa é uma planta amazônica, também chamada de crajiru e cipó-cruz, usada desde os tempos dos indígenas, tanto como planta medicinal quanto para extrair seu pigmento usado nas pinturas corporais, de louças, artesanatos e diversos outros utensílios. O que você vai aprender agora é sobre os benefícios do pariri para a saúde.

Para que serve o chá de pariri?

Essa planta tem propriedades variadas, como expectorante, anti-hipertensiva, anti-inflamatória, anti-diabética, adstringente, cicatrizante, diurética, antianêmica, antimicrobiana e antioxidante. Por causa de todas essas propriedades, a planta pode auxiliar no tratamento de:

  • Anemia;
  • Conjuntivite;
  • Corrimento vaginal;
  • Diarreia e diarreia com sangue;
  • Dores intestinais;
  • Feridas na pele;
  • Hemorragia;
  • Icterícia;
  • Inflamações ginecológicas.

Como fazer o chá

O chá é a forma de consumo mais comum do pariri como remédio caseiro. A receita é simples e pode tomar até 3 vezes ao dia.

Ingredientes

Folhas de pariri: 3 a 4 folhas grandes ou 2 colheres de sopa das folhas picadas;
Água: 1 litro.

Publicidade

Modo de preparo

  1. Coloque as folhas na água e leve ao fogo.
  2. Deixe ferver durante 10 minutos.
  3. Coe e deixe amornar.
  4. Use em até 24 horas, seja para beber ou aplicar na pele, sobre feridas e inflamações.

Pomada de pariri

Além do chá, também é possível fazer uma espécie de pomada macerando 4 folhas de pariri em ½ copo de água. Essa pomada pode ser usada para diarreia, hemorragia e inflamação no útero, desde que com liberação do médico.

Cuidados e contraindicações do pariri

Esse chá deve ser usado depois de consultar o médico e começar a fazer o tratamento recomendado. Avise ao médico se pretender fazer uso do chá para saber se pode ter algum problema misturar essa planta com os remédios.

O pariri é uma planta com grande quantidade de cumarina, que é uma propriedade com ação anticoagulante. Sendo assim, não deve ser usada por pacientes que fazem tratamento contra coagulação do sangue ou que usam Aspirina, pelo risco de hemorragia.

Mesmo se puder fazer o uso depois que o médico liberar, consuma com cuidado, sem exagero. Não há efeitos colaterais conhecidos pelo uso equilibrado desse chá. Mesmo assim, tome em pouca quantidade e aguarde para saber se o seu organismo pode reagir de forma inesperada.

Publicidade

Veja mais sobre as propriedades e usos do pariri:

Veja também: Fumária — os benefícios dessa planta medicinal

Sair da versão mobile