em

Para que serve e como fazer chá de aroeira

A aroeira é uma planta medicinal capaz complementar o tratamento de muitas doenças e os benefícios são surpreendentes!
cha de aroeira
Créditos: Wikimedia Commons

A aroeira é uma planta típica na América do Sul, principalmente em regiões frias. Apesar de existirem muitas espécies diferentes, a vermelha é a mais famosa e utilizada como complemento em diversos tratamentos devido aos seus benefícios. O chá de aroeira é uma das formas mais populares de consumo dessa planta medicinal e é muito simples de fazer.

Benefícios do chá de aroeira

O chá é rico em benefícios, mas deve ser ingerido com um acompanhamento médico. Dessa forma você pode usufruir dos benefícios da aroeira utilizando a espécie correta para cada tratamento específico e ser informado de cada contraindicação que as plantas medicinais podem conter para o seu organismo.

Antifúngica, antibacteriana e anti-inflamatória

A aroeira tem atividade antifúngica e anti-inflamatória, agindo no organismo sendo capaz de até mesmo aliviar dores reumáticas, como artrites. Sua capacidade antifúngica auxilia em tratamento de candidíase, de micoses e de doenças causadas por bactérias e por fungos.

Cicatrizante

Suas capacidades anti-inflamatórias também auxiliam no processo de cicatrização de feridas.

Depurativo e diurético

Contendo poder de retirar impurezas do organismo, a aroeira atua com a combinação perfeita de depuração e diurético. Essa união ajuda a limpar e a eliminar as toxinas do corpo.

Fluxo menstrual

Para as mulheres que sofrem com um grande fluxo menstrual, a aroeira ajuda a conter e a diminuir a liberação de sangue durante o período. Além disso, também ajuda a diminuir a quantidade de corrimento e age de forma purificadora na região do útero.

Emagrecimento

O chá ajuda no emagrecimento, pois reduz o inchaço do corpo e a retenção de líquido. Isso se deve a sua capacidade diurética, que auxilia na purificação do organismo, o que ajuda também na redução dos sinais das celulites.

Para que haja mais efeito de emagrecimento, o consumo deve ser conciliado com uma boa alimentação e com uma utilização correta.

Hemorragias

A aroeira possui também capacidades anti-hemorrágicas, podendo ajudar a controlar uma hemorragia.

Saúde da pele e do sistema respiratório

Suas capacidades anti-inflamatórias auxiliam em tratamentos de problemas de pele e de todo o canal respiratório, aliviando tosses e bronquites, por exemplo.

Como fazer?

O chá de aroeira pode ser consumido em temperatura baixa ou natural, por isso fica a sua escolha. Consuma de 3 a 4 colheres de sopa e esteja atento às contraindicações.

Ingredientes

  • Água: 1 litro;
  • Folhas de aroeira: 100 gramas.

Modo de preparo

1. Comece por aquecer a água em uma panela.

2. Quando começar a ferver, adicione as folhas e desligue o fogo.

3. Deixe descansar por 5 minutos com a panela fechada.

Cuidados a ter

Apesar de todos os benefícios, o chá contém uma pequena quantia de alquilfenóis. Essa substância pode ser responsável por ativar alergias de pele em pessoas sensíveis. Devido à gravidade que as alergias podem ter, é indicado que não ultrapasse o consumo diário recomendado, e também que o seu consumo seja feito com acompanhamento médico.

Redigido por Natalia Fontenele

Paulistana, cidadã do mundo e, como uma boa sagitariana, alucinada por viagens. Não só redatora, mas também estudante de Design Industrial e amante do empreendedorismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

tirar ferrugem da roupa
Como tirar ferrugem da roupa com 5 dicas que funcionam
suco de salsa com limao
3 Receitas de suco de salsa com limão e seus benefícios