cervicobraquialgia
Crédito: Freepik
em

Cervicobraquialgia: saiba o que é, quais os sintomas e como tratar

Aquela dor no pescoço que nunca passa e chega a doer braços e mãos tem nome e tratamento

Sentir dor na região do pescoço e ombros é bastante comum. Às vezes você dorme com o pescoço torto, fica sentado por muitas horas desconfortável ou carrega muito peso, e aí acaba com uma forte dor na região do pescoço e ombros. Mas, existe um tipo de dor que vai além. Ela irradia também para os braços e mãos. Essa é a chamada cervicobraquialgia.

O que é?

A cervicobraquialgia é uma dor da coluna cervical, que compreende as 7 primeiras vértebras da coluna, que começam no pescoço (da C1 até a C7). Nessa região, além das vértebras também há nervos, discos e ligamentos que podem estar relacionados com as causas da dor e que fazem com que ela irradie para os braços e mãos. Quando essa dor é apenas no pescoço e um pouco nos ombros, sem ir para os braços e mãos, ela é chamada de cervicalgia.

Quais são as causas da cervicobraquialgia?

As causas desse problema variam conforme o estilo de vida e condições de saúde de cada pessoa. Pode ser por:

  • Lesões sofridas durante um acidente ou mesmo alguma agressão causada pela prática de esporte;
  • Exercer atividades que exijam carregar muito peso ou ficar com má postura diariamente;
  • Estresse e ansiedade contínuos;
  • Doenças reumatológicas (artrite, artrose, gota, fibromialgia, bursite, lúpus);
  • Doenças infecciosas.

Quais os sintomas?

principais sintomas de cervicobraquialgia
Crédito: Freepik

Os sintomas variam de pessoa para pessoa, e também dependem da causa da cervicobraquialgia. De modo geral, é comum sentir:

Dor constante

A dor que a pessoa sente ocorre mais na região do pescoço, onde estão localizadas as 7 primeiras vértebras da coluna, e essa dor se irradia para ombros, braços e mãos, de forma contínua, sem pausa. Pode ser moderada ou intensa, e pode surgir acompanhada por uma sensação de queimação. Algumas pessoas sentem apenas em um dos braços e uma das mãos, e outras pessoas sentem nos dois braços e mãos.

Cãibras

Algumas pessoas também podem experimentar cãibras na região da dor ao longo do dia, que é quando a musculatura dos ombros ou braços se contrai e parece ficar paralisada, causando dor. Podem ocorrer depois de um longo período de dor no qual os músculos já estão bem cansados.

Fraqueza nos braços e mãos

Quando a cervicobraquialgia afeta partes das vértebras como nervos e ligamentos, a pessoa também pode sentir que está perdendo a força nos braços e mãos. Não consegue mais se apoiar nos braços ou segurar determinados objetos com a mesma facilidade, ainda que tenha uma musculatura resistente para isso.

Transtorno de sensibilidade

Depois de um longo período de dor contínua, pode acontecer de algumas pessoas desenvolverem uma dor crônica. É como se o cérebro se acostumasse com a sensação de dor, e aí ele fica enviando essa sensação às partes afetadas pela cervicobraquialgia sem parar. Pode ser uma sensação apenas de dor, como também de formigamento.

Dor de cabeça

Por ser uma dor com foco na coluna cervical, que liga o pescoço à cabeça, também é bastante comum sentir dores de cabeça frequentes.

Tratamento

tratamentos de cervicobraquialgia
Crédito: Freepik

Para melhor diagnosticar e tratar essa condição, o melhor é consultar a opinião de um especialista, que é o médico ortopedista. O processo mais comum leva à prescrição de medicação adequada, geralmente para alívio da dor.

Porém, o tratamento vai depender do que está causando as dores. Por exemplo, se o médico diagnosticar que a causa é uma lesão na coluna cervical, é necessário tratar dessa lesão, e não apenas da dor. Cada causa tem um tratamento específico, que pode ser tratado com remédios, com fisioterapia ou mesmo com cirurgia, como em alguns casos de hérnia de disco, por exemplo.

Como prevenir?

Como em muitos casos a cervicobraquialgia é causada por má postura, carregamento de peso em excesso, estresse e ansiedade, é possível tomar cuidado para evitar estes problemas no dia a dia. Nenhum tipo de trabalho pode obrigar uma pessoa a carregar mais peso do que sua estrutura consegue.

Da mesma forma, nenhum trabalho pode obrigar as mulheres a ficarem em pé de salto alto várias horas ao dia ou obrigar as pessoas a ficarem sentadas em cadeiras tortas com mesas muito baixas ou muito altas, sem qualquer infraestrutura de ergonomia.

Também é importante levar um estilo de vida saudável para prevenir doenças infecciosas, fazer atividade física com acompanhamento profissional para evitar lesões, além de consultar um reumatologista assim que perceber sintomas de doenças reumáticas que possam levar a esta condição específica, realizando o tratamento precoce.

15 Comments

Leave a Reply
  1. Nossa eu tenho deficiencia cervical, q conforme eu fazer qualquer esforso, acabo ficando aéria com tonturas, e doi a coluna toda, e braços!! gostaria de saber se pra este problema tem cura? porq eu ando superando no dia a dia atravez de antiflamátórios,é aborecente demais estas dores,o pior q pra quem olha pra gente e n, tem o mesmo problema, naõ consegue acreditar q agente sente tudo isto!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

Limpar as mãos com vodka funciona?

Limpar as mãos com vodka funciona?

Coronavírus idosa morre depois de recusar ventilação

Coronavírus: idosa morre depois de recusar ventilação e diz “já tive uma boa vida até aqui”