formigamento nas maos
Crédito: Pixabay
em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho TristeTriste

O que pode ser e quais as principais causas do Formigamento nas mãos

Aquela desconfortável sensação de dormência nas mãos pode significar muitas coisas.

O formigamento nas mãos, além de incômodo, pode sinalizar problemas de saúde, alguns deles graves. Essa sensação, que se assemelha a uma coceira, acontece porque o sangue foi impedido de circular livremente na área que compreende a palma e os dedos da mão.

É um acontecimento esporádico, que passa em poucos minutos? Nesse caso, não tem razões para se preocupar. Mas se essa é uma situação recorrente, o melhor é não ignorar e ouvir os sinais que o seu corpo dá. O formigamento pode estar relacionado a doenças que podem até ser fatais se não forem identificadas a tempo.

O que pode ser?

Além de sinais de problemas crônicos ou temporários na circulação, o formigamento nas mãos pode indicar ainda a compressão de um nervo. Entre as situações mais comuns que causam a dormência estão as posições inadequadas. Passar muito tempo sentado ou dormir por cima do braço são exemplos. Basta reativar a circulação normal que a sensação desconfortável passa.

Quando o formigamento está sempre presente e não tem uma justificativa aparente, o caso é mais sério. Os motivos podem ir desde deficiência de vitaminas até a um AVC. É importante ter atenção ao surgimento de outros sintomas, especialmente dor no peito e dormência em outras partes do corpo. Não adie uma ida ao médico e nem desvalorize a situação.

7 Causas de formigamento nas mãos

causas de formigamento nas mãos
Crédito: Freepik

Já se sabe que a dormência pode indicar algo bem mais complicado do que se imagina. Descubra agora algumas doenças que podem estar na origem do problema e como elas podem comprometer a sua qualidade de vida.

1. Síndrome do túnel do carpo

Essa condição é uma consequência provável para quem repete uma mesma tarefa várias vezes. Normalmente o motivo é profissional. Repetindo sempre o mesmo procedimento e impondo força nos mesmos lugares, as mãos de músicos e de digitadores tendem ter tendões inchados. Essa inflamação acaba por resultar no formigamento.

2. Doença de Buerger

O sintoma de dormência, nesse caso, ocorre devido à diminuição do fluxo sanguíneo do doente.  A condição está normalmente associada aos fumantes. Se a doença não for travada a tempo, pode até causar gangrena. Há casos dessa complicação que atingem os pés.

3. Diabetes

Em caso de diabetes, a corrente sanguínea sofre alguns entraves quando o paciente não faz o controle da glicemia. Como o fluxo fica reduzido, o organismo deixa o seu aviso, sob a forma de formigamento.

4. Trombose

A formação de um coágulo sanguíneo é mais do que suficiente para causar grande prejuízo ao organismo. Na trombose, esse processo impede a circulação e pode ser fatal. Um dos sintomas possíveis é a dormência nas mãos.

5. AVC

Se o formigamento vier acompanhado de dor no peito, alterações visuais e na fala, procure ajuda médica urgente. Provavelmente esse é o início de uma acidente vascular cerebral, o famoso e perigoso AVC.

6. Esclerose múltipla

Esse é um cenário mais raro, mas do qual ninguém está livre. O formigamento é manifestado pela interrupção da circulação dos circuitos nervosos. Consequentemente, as mãos perdem sensibilidade e embarcam em um estado de dormência. A condição faz com que as membranas nervosas da medula espinhal sejam destruídas.

7. Osteocondrose da coluna cervical

Quando o organismo se vê impedido de fornecer o sangue ao corpo, o retorno são dores de cabeça fortes, falhas na coordenação motora e os ditos formigamentos. Esse problema na circulação leva ao desgaste da coluna cervical, também conhecido como osteocondrose.

Formigamento nas mãos na gravidez

formigamento nas mãos durante a gravidez
Crédito: Pxhere

As gestantes têm muitos sintomas desconfortáveis que surgem até o parto, e o formigamento pode ser um deles. Felizmente, neste caso, não há nada com o que se preocupar, pois é uma situação normal, apesar de incômoda.

A principal razão da dormência é o crescimento acelerado do útero, entre o segundo e o terceiro trimestre. Ele acaba por comprimir os vasos sanguíneos, dificultando a circulação em alguns momentos. A grávida deve evitar manter-se na mesma posição durante muito tempo para facilitar o percurso do sangue pelo corpo.

Existe ainda a possibilidade de formigamento ser causado pela síndrome do túnel do carpo. Nesse caso, a culpa é da retenção de líquidos. O problema é temporário e pode ser amenizado com exercícios, alterações na alimentação e compressas geladas nos pulsos.

O que fazer?

Existem formas de melhorar e até mesmo de eliminar os formigamentos, mas tudo depende da origem deles. Se forem temporários e causados por má postura, a resolução é simples: fazer exercícios e adotar posições que favoreçam a circulação.

No caso da síndrome do túnel do carpo, a fisioterapia pode ser uma aliada para reduzir as dores e os desconfortos. No entanto, o problema só desaparece totalmente depois de realizada uma cirurgia para retirar a pressão do nervo.

Quando a dormência surgir subitamente e vier acompanhada de um mal estar generalizado, é preciso buscar ajuda médica o mais rápido possível. É absolutamente contraindicado tentar resolver a situação sozinho ou aguardar até que passe. Tanto em casos de AVC’s como de infartos, que também podem causar formigamentos repentinos, poucos minutos podem fazer toda a diferença.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

One Comment

Leave a Reply
  1. Boa noite! Gostaria de saber se é correto dizer cuidado com as mãos e os dedos, na orientação aos trabalhadores com relação à acidentes ou poderia dizer cuidado com as mãos e então estaria entendido que os dedos fazem parte das mãos.
    Grato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

Cubra os seus pés com folha de alumínio e veja o que acontece!

Tome essa bebida todas as manhãs e limpe seus rins completamente