sangramento no nariz e como tratar
Crédito: Freepik
em

Causas e o que fazer quando ocorrer sangramento no nariz

Apesar de normalmente não ser sintoma de algo perigoso, é importante falar sobre esse assunto.

O sangramento no nariz, também chamado de epistaxe, pode ser algo apavorante. Geralmente, no entanto, não é sintoma de problemas muito graves. Por outro lado, as hemorragias nasais podem ser consideradas como algo grave quando passam a acontecer frequentemente.

O que fazer em caso de sangramento no nariz

A primeira coisa que deve-se fazer é aplicar um lenço na região. Depois, incline a cabeça para frente e pressione as narinas, sem força extrema, por cerca de dez minutos. Ajuda se pressionar a narina em direção ao septo.

Passado o tempo, verifique se o sangramento cessou. Se não, volte a pressionar. Caso tenha cessado, limpe o nariz, as entradas das narinas e a boca, se for necessário. Evite fazer muita força na região. Atenção: se você é hipertenso, o sangramento pode demorar mais para cessar.

Causas

As narinas são compostas por mucosas, além de conter muitos vasos sanguíneos pequeninos. Durante a respiração, o fluxo de ar pode vir a irritar e a danificar a superfície, causando o sangramento.

Outras causas podem estar associadas a esse problema. Algumas são comuns, do dia a dia, enquanto outras são mais graves. Veja:

  • Sinusite;
  • Alergias;
  • Exposição a químicos;
  • Uso de drogas;
  • Uso de spays nasais;
  • Resfriados;
  • Cutucar o nariz;
  • Ar seco;
  • Rinite;
  • Ingestão de álcool;
  • Hemofilia;
  • Leucemia;
  • Tumor nasal.

Sangramento nasal na gravidez é normal?

Durante a gravidez, os hormônios podem fazer com que os vasos sanguíneos se dilatem e, assim, ocorrer sangramento no nariz. Se você estiver submetida a ambientes muito secos ou estiver com a respiração sobrecarregada devido a alguma doença respiratória, o sangramento também pode vir a ocorrer irritando o tecido mucoso das narinas.

A causa, portanto, pode não ser grave. Se houver persistência, deve-se sempre consultar um médico para que o profissional realize o diagnóstico e efetue um tratamento.

Sangramento no nariz das crianças é sinal de doença?

Sangramentos nasais em crianças podem ser pavorosos, mas geralmente não são graves. O tecido mucoso das narinas pode ficar irritado devido às mesmas causas de um adulto. Em crianças geralmente são devido ao ar seco, a cutucar o nariz ou a doenças respiratórias.

Caso isso aconteça, curve o corpo da criança para frente para que ela não engula o sangue e ele possa sair pelas narinas. Com a ajuda de um lenço, pressione o nariz em direção ao septo e não aplique força demais. Aperte levemente o nariz dos dois lados, entre o polegar e o dedo indicador. Após alguns minutos, verifique se o sangramento cessou.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Confira no vídeo abaixo um pouco mais sobre o assunto:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

quais são os sintomas de hemorragia interna

Como identificar sintomas de hemorragia interna e o que fazer

animais exóticos domésticos

5 Animais exóticos domésticos que você deve conhecer