sobre catuaba
Crédito: Pixnio

O que é e como consumir a catuaba

Você já deve ter ouvido falar da catuaba como estimulante sexual. Conheça agora outros benefícios da planta

Publicidade

A catuaba é uma planta brasileira popularmente conhecida pelo seu efeito afrodisíaco. Seu nome é de origem indígena e a espécie mais usada para fins medicinais tem o nome científico Anemopaegma mirandum, mas também é chamada popularmente de catuíba, alecrim-do-campo, tatuaba e caramuru. Essa planta possui outras finalidades além do efeito afrodisíaco. Veja quais são e como consumir.

Para que serve e benefícios da catuaba

Seu uso pode ser feito para diversas finalidades, pois ela oferece benefícios de acordo com a sua forma de consumo. Esses benefícios são:

  • Ansiolítico: esse efeito significa que a planta ajuda a reduzir a ansiedade e o estresse;
  • Afrodisíaco: o efeito mais conhecido é de estimulante sexual para homens e mulheres;
  • Diurético: quer dizer que estimula a produção de urina para eliminar a retenção de líquidos;
  • Expectorante: ajuda a eliminar o excesso de muco em casos de gripe e tosse com catarro;
  • Vasodilatador: dilata os vasos sanguíneos, melhorando a circulação do sangue;
  • Estimulante do sistema nervoso: estimula a memória, combate o cansaço e o esgotamento mental.

Formas de consumir

chá de catuaba
Crédito: Disfunção Sexual

A forma mais popular para o consumo é em bebida alcoólica, mas não é a única. Até porque a planta oferece propriedades interessantes para pessoas que não querem ou não podem ingerir álcool.

Chá

Nas lojas de produtos naturais é possível encontrar sua casca, raiz e folhas para preparar o chá. É um bom estimulante mental para combater a fadiga e o esgotamento.

Publicidade

Cápsulas

Também é possível consumir essa planta na forma de cápsulas, mas idealmente com a orientação do médico para acompanhar os efeitos e não ultrapassar a dosagem recomendada.

Bebida alcoólica

A bebida é bem doce e com alto teor alcoólico, voltada para a finalidade de estimulante sexual para homens e mulheres.

Como fazer o chá de catuaba

A receita do chá é bem simples. Pode fazer com a raiz, casca e folhas da planta fresca, caso tenha acesso, ou desidratadas compradas prontas para diluir.

Para preparar, coloque meio litro de água para ferver e depois adicione 2 colheres de sopa da planta. Deixe fervendo por 3 minutos e desligue o fogo. Tampe o recipiente para que o chá fique em infusão por alguns minutos. Depois coe e beba.

Publicidade

Contraindicações e cuidados a ter

Crianças e gestantes não devem fazer uso da catuaba. Também, pessoas que têm glaucoma, pois correm o risco de ter a pressão ocular aumentada.

Quem sofre com problemas cardíacos também precisa ter cuidado e evitar a planta, pois ela pode causar taquicardia e excitação ventricular. De modo geral, não ingira em excesso, ou poderá sentir mal estar e dores de cabeça.

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Não use a planta como substituto do tratamento médico.

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM