Menino falece de afogamento secundário, sabe o que é?

Entenda o que é afogamento secundário e quais os sintomas

Publicidade

As brincadeiras fazem parte de qualquer infância e uma criança ativa é, normalmente, muito feliz! As crianças, quando gostam tanto de uma atividade, geralmente passam todo o tempo possível a fazê-la e, por vezes, só muito a custo é que param (em alguns casos, apenas quando é hora de ir comer ou dormir, por exemplo). Daí que, se o seu filho estivesse todo o dia na piscina banhando-se e a brincar, ia-lhe parecer normal que ficasse cansado e com vontade de dormir depois disso, não é verdade?

Conheça a história de Johnny

Esta mãe também pensou dessa forma e sem suspeitas, quando o seu filho Johnny disse que queria dormir depois de ter passado o dia inteiro a brincar na piscina. Cassandra notou que o seu filho de 10 anos estava mesmo cansado, mas achou que era normal. Contudo, passada uma hora, ela foi checar Johnny e viu que ele estava com falta de ar e liberando espuma pela boca.

Em desespero, ela dirigiu-se logo com ele para o hospital e foi avisada de que se tratava de um afogamento secundário, ou seja, é o efeito da água bebida sem se notar! Saiba que na maioria das vezes, esta condição pode atingir o nadador em três dias. Embora o afogamento secundário não seja muito falado, pode ocorrer frequentemente e dar origem a casos fatais, quando não se reconhece os seus sintomas.

Condição silenciosa e fatal

Quando alguém, criança ou adulto, ingere água, mesmo sendo numa pequena porção e num ato inconsciente, pode gerar inchaço e irritação pulmonar. Você já notou quando está nadando e entra água pelo nariz, sem querer? Trata-se de uma das origens do afogamento secundário. Com efeito, é suficiente uma pequena quantia de água para que os pulmões detenham a passagem do oxigênio para o sangue. É certo que não se trata apenas de um problema nas crianças, porém ele ocorre mais nelas por causa de serem mais inexperientes.

Publicidade

Tenha sempre atenção!

O nosso aviso é bem sério! Caso repare em ingestão de água ou afogamento, não aguarde pelos sintomas e leve o paciente ao hospital o quanto antes. Lembre-se que os sintomas do afogamento secundário só costumam surgir de um a três dias, após a deglutição de água. Por isso, convém estar atento!

Sintomas da condição:

  • Problemas na respiração depois de ter estado na água;
  • Alterações frequentes na disposição e irritação;
  • Cansaço extremo depois do banho;

Se você se preocupa com a saúde e bem-estar dos seus filhos, mas também com outras crianças, compartilhe este artigo para que mais pessoas, especialmente os pais, possam ter acesso a esta informação importante!

PODE GOSTAR TAMBÉM