em

20 Projetos de casas sustentáveis para inspirar

Saiba o que é uma casa sustentável e veja modelos para planejar a sua. Ajude a proteger o planeta e a vida de todos.
casas sustentáveis
Crédito: Pxhere

A cada ano que passa as pessoas estão tendo mais consciência sobre o que é o aquecimento global, o efeito estufa e o quanto isso já está prejudicando a vida das pessoas. Não é uma preocupação só para os seus filhos e netos, mas para você, no presente. Então, as soluções para proteger o planta e melhorar a qualidade de vida das pessoas estão, em partes, nas ações de sustentabilidade. Um ótimo exemplo são as casas sustentáveis.

Essas casas são arquitetadas para promover diferentes tipos de sustentabilidade no dia a dia, como por exemplo a captação da água da chuva, o aumento da eficiência energética e o aumento da produção de oxigênio.

Tudo isso, por meio de matéria-prima que também é feita de maneira sustentável, ou seja: com base no reaproveitamento de materiais inorgânicos que ficariam poluindo o planeta por milhares de anos se não fossem reciclados. Então os benefícios das casas sustentáveis abrangem a sua vida, a das pessoas à sua volta e a saúde do planeta, pouco a pouco.

20 Exemplos de casas sustentáveis

Veja a seguir 20 lindos modelos de casas sustentáveis para se inspirar e depois conheça mais detalhes sobre os benefícios que elas promovem. Amadureça essa ideia, pois vale a pena.

modelo casas sustentaveis abertura extrema

modelo casas sustentaveis barro

modelo casas sustentaveis blocos material reciclado

modelo casas sustentaveis brise

modelo casas sustentaveis cortiça

modelo casas sustentaveis inclinação

modelo casas sustentaveis luz natural

modelo casas sustentaveis madeira

modelo casas sustentaveis madeira barro

modelo casas sustentaveis madeira certificada

modelo casas sustentaveis materal reciclado

modelo casas sustentaveis painel solar

modelo casas sustentaveis papelão

modelo casas sustentaveis parede palha

modelo casas sustentaveis parede verde

modelo casas sustentaveis plantas

modelo casas sustentaveis plantas janelas

modelo casas sustentaveis proteção solar

modelo casas sustentaveis revestimento reciclado

modelo casas sustentaveis teto alto

Características das casas sustentáveis

As características das casas sustentáveis estão na sua estrutura externa e interna. Veja as principais que você pode aplicar se decidir abraçar esse estilo de vida.

1. Telhado verde

O telhado verde, além de lindo e charmoso, vai absorver a poluição do ar e transformá-la em oxigênio limpo e puro nos entornos da sua casa. Também vai contribuir para deixar a casa mais fresca, protegendo da incidência solar. Se tiver um sistema de captação pluvial, o telhado verde também colabora ajudando da retenção de água.

2. Sistema de coleta e armazenamento de água da chuva

Os sistemas de captação pluvial são uma excelente solução para economizar água. Então, além de reduzir a sua conta, também estará contribuindo com o planeta evitando o desperdício. A água coletada da chuva pode ser usada para lavar roupa, louça, limpar a casa e também para a descarga.

3. Sistema de captação de luz solar

Embora os sistemas mais elaborados de painéis fotovoltaicos ainda seja de difícil acesso para a maioria das pessoas, você pode ter pequenos painéis no telhado de casa ou mesmo montar o seu próprio. Existem também modelos de painel solar feito com material reciclado que vale a pena conhecer.

4. Ventilação e iluminação natural

Casas sustentáveis trazem muito conforto e contato com a natureza quando você mora perto dela. São casas geralmente bem abertas, com iluminação zenital, ou seja, que vem do teto, permitindo uma maior incidência de luz natural no interior da casa. As grandes janelas também permitem a entrada de boa ventilação e tudo isso junto gera economia de energia.

5. Materiais de construção sustentáveis e técnicas de baixo impacto ambiental

No mercado da construção civil já existe todo tipo de material sustentável para construir sua casa, e o melhor é que são mais baratos, justamente por serem feitos de forma mais econômica, com materiais reciclados.

Dos tijolos de barro às telhas de PET, sua casa toda pode ser amiga do meio ambiente e você vai economizar mais em cada etapa da construção. A escolha de madeiras certificadas e de demolição é outra forma de não contribuir com o desmatamento.

Benefícios das casas sustentáveis

Cuidar melhor do planeta é o benefício macro que você vai ter e vai proporcionar aos outros ao escolher uma casa sustentável. Mas de forma mais específica, você vai se beneficiar um pouco mais a cada dia desenvolvendo pensamentos sustentáveis.

Ao se habituar com o estilo de vida sustentável, você e as pessoas da casa começam a adotar outros pequenos hábitos no dia a dia que fazem muito bem para a saúde, o bem-estar e ajudam a preservar a natureza.

Como por exemplo, plantar seus próprios vegetais e parar de comer agrotóxico, fazer composteira para colocar na horta, reduzindo o desperdício de alimentos e consumir menos plástico porque vai deixar de comprar esses alimentos no mercado.

Crédito das Imagens: Free The Essence, SustentArqui e GQ Brasil.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
casa container
30 Inspirações para casa container para planejar a sua
brincadeiras antigas
As 20 melhores brincadeiras antigas para ensinar aos filhos