casais ficam parecidos com o tempo
Crédito: Freepik
em

Mito ou verdade: casais ficam parecidos com o tempo?

Será que os casais realmente ficam mais parecidos fisicamente com o tempo? Veja o que diz o estudo

O senso comum diz que, com o tempo, o casal passa a ficar mais parecido. Será que é verdade ou pura lenda? Segundo o psicólogo Robert Zajonc, em um estudo realizado na década de 80, isso é uma realidade. Porém, a pesquisa foi feita sem muito critério, tendo uma amostra realmente pequena, o que leva a um resultado não tão válido.

Para confirmar a teoria de Zajonc, uma equipe liderada pelos pesquisadores Pin Pin Tea-Makorn e Michal Kosinski, refez o estudo. Dessa vez, com imagens de 517 casais, comparando fotos do dia do casamento e atuais. A diferença de tempo entre as duas fotos é de no mínimo 20 anos e no máximo 69 anos.

casais ficam parecidos com o tempo verdade ou mentira
Crédito: Freepik

Para a surpresa dos pesquisadores, ao invés de confirmar a hipótese, eles tiveram que refutá-la! Ou seja, os casais não ficavam mais parecidos com o tempo. Na realidade, eles se casavam por já terem traços muito semelhantes, que só se reforçavam com o comportamento ao longo dos anos. Isso porque eles compartilhavam o mesmo ambiente, emoções e hábitos de vida.

Por outro lado, segundo os pesquisadores, “essa hipótese é incompatível com outros traços – como personalidade, inteligência, atitudes, valores e bem-estar – nos quais os parceiros mostram semelhança inicial, mas não convergem com o tempo“.

Mas veja que interessante: o estudo os “aproxima da compreensão dos fatores que predispõem as pessoas a formar e manter relacionamentos românticos”. Então, será que o amor não passa de um eterno narcisismo? Compartilhe sua opinião nos comentários!

helicônia planta cuidados

Helicônia: saiba como cuidar dessa planta exótica tropical

cuidados com plantas de folhas grandes

Plantas com folhas grandes: quais cuidados ter?