em

10 Curiosidades sobre canhotos e outros fatos interessantes

O que faz uma pessoa ser destra ou canhota? Veja quais são as diferenças físicas e intelectuais entre essas habilidades.
canhotos
Crédito: Freepik

Ser canhoto hoje em dia é visto com normalidade, mas nem sempre foi assim. Houve um tempo em que os canhotos, pessoas que usam os membros do lado esquerdo com prioridade para realizar atividades, eram considerados problemáticos.

Depois que essa infâmia foi quebrada, o dia 13 de agosto foi designado a ser o Dia dos Canhotos, como uma forma de conscientizar sobre as dificuldades que essas pessoas sofrem em um mundo adaptado para os destros.

A verdade é que existem muitas curiosidades que a ciência tenta explicar sobre por que algumas pessoas nascem destras e outras canhotas, e qual a relação desse fato com outras habilidades humanas. Veja quais são.

10 Fatos e curiosidades sobre canhotos

fatos sobre pessoas canhotas
Crédito: Freepik

É claro que nem todas as características mencionadas em estudos cabem a 100% das pessoas canhotas, pois todo ser humano é único. Mas o que se busca é compreender por que existe essa diferença entre as pessoas e em quais aspectos ela se manifesta. Veja, então, quais são os fatos e as curiosidades que ainda são estudados sobre as pessoas canhotas.

1. A razão de ser canhoto ainda é um mistério

Os estudos científicos são constantes, mas a ciência ainda não sabe responder com precisão o que define se uma pessoa vai nascer canhota ou destra. Acredita-se que seja uma combinação muito complexa entre a genética e o ambiente de criação da criança.

O que se pode observar é que em 90% dos ultrassons, os bebês dão preferência por colocar o dedo direito na boca, o que faz sentido ao comparar com a quantidade de pessoas canhotas no mundo, que é de cerca de 10%. Isso responderia que ser canhoto pode ser hereditário ou congênito (que ocorre durante a gestação).

2. O cérebro de um canhoto funciona diferente

Mesmo que ainda não se tenha uma resposta definida para o que faz uma pessoa nascer destra ou canhota, muitos estudos observam diferenças pontuais da estrutura cerebral de quem é canhoto com relação a um destro. É por isso que as pessoas canhotas tendem a ser melhores em ciências exatas e lógica, pois essas habilidades ficam no lado esquerdo do cérebro.

3. Não é só o uso da mão esquerda que faz alguém ser canhoto

O que mais caracteriza um canhoto é a sua habilidade em escrever somente com a mão esquerda. Esse é o primeiro sinal porque surge na infância, na época da alfabetização, e depois percebe-se que a pessoa usa a mão esquerda para a maior parte das atividades em que os destros usam a direta. Mas não é só a mão que têm essa prioridade. Também o pé, a audição, a visão costumam ser mais aguçados no lado esquerdo.

4. Canhotos podem sentir mais medo

Pelo fato de que o lado esquerdo do cérebro é dominante na vida do canhoto, e por ser nesse lado que a sensação de medo é desencadeada, essas pessoas tendem a ser mais medrosas. Não quer dizer que todas serão, pois aí entram os fatores da criação que a pessoa recebeu e como ela reage ao mundo à sua volta.

5. Outros animais mamíferos também podem ser canhotos

Ser destro ou canhoto não é uma exclusividade humana. Muitos cientistas, biólogos e pesquisadores afirmam que outros animais mamíferos também dão prioridade para um dos lados do corpo.

6. Nem todo canhoto faz tudo com a mão esquerda

Assim como os destros fazem muitas coisas com a mão esquerda, também os canhotos usam a mão direita para diversas atividades.

Por exemplo, apenas 50% das pessoas canhotas usa a mão esquerda para mexer no mouse do computador, 42% usam uma tesoura com a mão esquerda e 36% usam a faca na mão esquerda. Acredita-se que nesse caso sejam hábitos criados durante o desenvolvimento e a criação da pessoa.

7. Há mais canhotos do que destros na sociedade de pessoas com maior QI no mundo

Mesmo que os canhotos somem um total de apenas 10% da população, eles são a maioria no MENSA – sociedade que reúne as pessoas com QI mais elevado do mundo. Sendo assim, pode-se dizer que ser canhoto é possuir maior propensão a ser gênio.

8. Muitas pessoas famosas por seu conhecimento são canhotas

Alguns exemplos de pessoas que se destacam ou destacaram na sociedade pela sua inteligência e perspicácia são canhotas, como Bill Gates, Leonardo da Vinci, Albert Einstein, Ayrton Senna, Benjamin Franklin, Eric Clapton, Friedrich Nietzsche, Isaac Newton, Jimi Hendrix, Ludwig van Beethoven, Gandhi e Michelangelo Buonarroti.

9. Os canhotos realmente foram muito discriminados no passado

Esse é um fato importante que você já deve ter ouvido falar. Não é à toa que foi criado um dia para os canhotos e que necessita de conscientização. Nos séculos 18 e 19 essas pessoas eram realmente discriminadas, sendo acusadas de serem amaldiçoadas, envolvidas com bruxaria e que representavam a negatividade.

Nem precisa ir muito longe na história para ver casos de repúdio a quem era canhoto. Se você tem um parente com mais de 50 anos, certamente ele já passou ou viu um colega na escola passar pela situação de levar palmatórias por tentar escrever com a mão esquerda. As crianças eram simplesmente proibidas de usar a mão esquerda para escrever e obrigadas a aprender com a direita.

Talvez o fato que explique o repúdio das pessoas antigas pelos canhotos é de que na Bíblia fatos que envolvem a mão direta são mencionados mais de 100 vezes, sempre de forma positiva. Em contrapartida, os fatos envolvendo mão esquerda são citados só 25 vezes, sempre de forma negativa.

10. Existe um dispositivo para ajudar destros a desenvolverem o lado esquerdo

Na Universidade de Berkeley, na Califórnia, pesquisadores criaram um dispositivo que ajuda pessoas destras a aumentarem sua habilidade com a mão esquerda. Isso é possível porque, segundo os pesquisadores, na verdade todas as pessoas são ambidestras, mas em algum momento da vida começam involuntariamente a dar prioridade para uma das mãos. Então é uma questão de habilidade e treino.

O dispositivo foi desenvolvido com o objetivo de ajudar pessoas que sofreram algum tipo de acidente, como derrame, paralisia ou amputação do lado direito, a treinarem a mão esquerda para continuarem levando uma vida com a maior normalidade possível. Esse dispositivo chama-se Estímulo Magnético Transcranial e afeta a região do córtex que é responsável por planejar os movimentos.

O que ser canhoto diz sobre a sua personalidade

como é a personalidade dos canhotos
Crédito: Freepik

Com tantas diferenças psíquicas entre pessoas destras e canhotas, certamente há também aspectos na personalidade que se destacam nas pessoas que priorizam o lado esquerdo. Um canhoto possui a tendência de ser mais ágil, perspicaz e de realizar multitarefas.

Sendo assim, sua personalidade é mais ativa, seus sentidos mais aguçados e por isso se destaca com suas ideias. Outro fator da personalidade de um canhoto é ser naturalmente mais irritado, o que, claro, não vai se destacar em todas as pessoas só pelo fato de serem canhotas, mas é uma característica.

Especialmente quando precisam deixar sua agilidade de lado para acompanhar quem não a tem, a irritabilidade pode surgir, pois essa característica emocional está mais relacionada ao desenvolvimento do lado direito do cérebro. Por causa disso também as pessoas canhotas tendem a ser mais envergonhadas, pois é do lado direito que ficam o controle do que é subjetivo, envolvendo os sentimentos, a imaginação e a intuição.

Talvez toda essa agilidade mental e um maior volume de informações no cérebro de quem é canhoto para processar seja a razão que faz dessas pessoas mais propensas também a desenvolverem problemas psiquiátricos. Esse ainda não é um fato, mas há estudos que apontam que há muito mais canhotos com transtornos de humor, depressão, bipolaridade e esquizofrenia do que destros.

Vantagens de ser canhoto

vantagens de ser canhoto
Crédito: Freepik

Mesmo vivendo em mundo feito para os destros, há vantagens em ser canhoto. Quando se fala que o mundo foi planejado para os destros é no sentido das funcionalidades do dia a dia. Por exemplo, as carteiras escolares fabricadas apenas para apoiar o braço direito, assim como os abridores de latas e os mouses de computador. Mas nada disso é páreo para algumas vantagens dos canhotos que fazem inveja dos destros.

1. Um canhoto joga vídeo game melhor

Pelo fato de o lado do cérebro esquerdo ser o mais ativo nos canhotos, ao jogar vídeo game eles conseguem responder mais rápido a vários estímulos de lógica e estratégia ao mesmo tempo.

2. Ser canhoto pode favorecer as boas escolhas da vida

Seguindo a mesma lógica do vídeo game, uma pessoa canhota tende a processar melhor uma grande quantidade de informação ao mesmo tempo. Assim, também tem mais facilidade para tomar decisões mais rápidas e com precisão.

Claro que esse é um fato generalizado, pois vai depender de todos os demais aspectos responsáveis pela formação social da pessoa, mas não deixa de ser uma vantagem que pode ser desenvolvida.

3. Na Pensilvânia os canhotos são premiados

Na universidade Juniatta College, localizada na Pensilvânia, Estados Unidos, existe a oferta de uma bolsa de estudos no valor de 1.500 dólares para pessoas canhotas que alcançam boas notas.

4. Ser canhoto é um bônus para se destacar em vários esportes

Quase 40% dos melhores tenistas do mundo jogam com a mão esquerda de forma prioritária. Além desse esporte, as pessoas canhotas também se destacam na natação, na esgrima e no beisebol, por exemplo.

5. Pessoas canhotas são muito criativas

Além de serem ótimos com o lado esquerdo do cérebro, que é o dominante, os canhotos também podem desenvolver a criatividade com mais facilidade. Isso porque suas habilidades em resolver problemas e criar raciocínios conceituais colabora muito para ter ideias criativas e inovadoras.

Certamente há muito mais fatos e curiosidades sobre canhotos aqui do que você poderia imaginar, sendo canhoto ou destro. Então, da próxima vez que estiver com pessoas canhotas, procure observar os detalhes do comportamento delas para conferir o que lhe parecer mito ou verdade.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

alimentos que queimam gordura
7 Alimentos que queimam gordura corporal mais rápido
como fazer pudim de iogurte com calda de morango
Receita de pudim de iogurte com calda de morango