em

Câncer de próstata: você sabe o que é e como acontece?

Tire suas dúvidas sobre sintomas, diagnóstico e tratamento.

Todos os anos o Instituto Nacional do Câncer (INCA) faz uma estimativa sobre os possíveis novos casos de câncer no Brasil. Para o ano de 2018, depois do câncer de pele não-melanoma, está o câncer de próstata, com estimativa de 68.220 novos casos.

Ainda assim, pela comum ausência de sintomas e lenta evolução, muitos homens com mais de 50 anos vivem com o câncer sem saber e sem se incomodar. Porém, não são poucos os casos em que o câncer cresce de forma bastante rápida e agressiva, apresentando sintomas incômodos.

Portanto, a melhor medida a ser tomada é a prevenção. Quanto antes o câncer de próstata for diagnosticado, maiores as chances de cura, até mesmo sem precisar de cirurgia. Continue lendo e saiba tudo sobre a doença

O que é câncer de próstata?

Qualquer tipo de câncer é caracterizado pela transformação de células saudáveis em células doentes (cancerosas) que se proliferam e formam tumores em determinada região do corpo. Com o câncer de próstata esse tumor se forma no interior da próstata, podendo atingir o exterior em casos graves.

Quais são os sintomas?

Na maior parte dos casos o câncer de próstata não apresenta sintomas em fase inicial. Apenas vai apresentar quando o tumor estiver em um tamanho preocupante. Neste caso, os principais sintomas podem ser:

  • Acordar mais de duas vezes à noite para urinar;
  • Dificuldade ou dor para urinar ou ejacular;
  • Dor na região dos testículos;
  • Dor nos quadris, na lombar e na parte interna nas coxas;
  • Dificuldade de ereção;
  • Sangue na urina ou no sêmen;
  • Sensação de bexiga sempre cheia, mesmo logo após urinar;
  • Perda do controle da bexiga ou intestino.

Estes sintomas costumam ocorrer quando o tumor já está pressionando a coluna espinhal. Mas preste atenção, pois não necessariamente eles querem indicar câncer de próstata. Se sentir mais de um sintoma ao mesmo tempo, procure um médico o quanto antes.

O médico só deve ser procurado em caso de haver sintomas?

Não. Quando os sintomas mencionados anteriormente aparecem, quer dizer que o tumor já está crescendo. Por isso os homens a partir de 50 anos de idade ou 45 anos quando há casos de câncer na família, devem fazer o exame de próstata uma vez por ano.

Como é feito o diagnóstico?

Para diagnosticar o câncer de próstata o médico urologista ou proctologista irá solicitar um exame de sangue chamado PSA, para medir o nível de PSA no sangue, e também fará o exame de próstata, que é bastante rápido e indolor e você pode saber mais neste artigo.

No caso de alteração do tamanho da próstata e aumento considerável nos níveis de PSA, então o médico irá pedir um exame de urina, ultrassonografia, biópsia e podem ser necessários exames adicionais.

Todos estes exames são necessários, pois este aumento da próstata e dos níveis de PSA podem indicar outros problemas relacionados à idade e saúde do homem.

Tem cura e quais os possíveis tratamentos?

Quanto antes for diagnosticado e tratado, maiores são as chances de cura. Por isso o exame preventivo é muito importante.

Mesmo assim, cada caso é tratado de forma individual, pois não existe um padrão de evolução e comportamento da doença para todos os homens. Cada organismo reage de uma forma um pouco diferente, podendo necessitar de tratamentos diferentes.

Antes de o médico explicar sobre os tratamentos, será diagnosticado o tipo de câncer e o estágio. Mas entre as opções, estão:

  • Radioterapia;
  • Terapia hormonal;
  • Cirurgia;
  • Congelamento do tecido da próstata;
  • Quimioterapia;
  • Imunoterapia;
  • Terapias alternativas.

Mitos e verdades

1. Câncer de próstata só acontece em idosos

Mito. O risco é maior em homens acima dos 50 anos, mas pode acontecer em homens mais jovens.

2. Exame PSA abaixo de 4,0mg não tem perigo

Mito. Existem casos em que o exame aponta estar normal, mas a próstata está aumentada, por isso é importante realizar mais de um tipo de exame. Da mesma forma, resultado do PSA acima da média não quer dizer que tenha câncer.

3. Ter pai, irmão ou tio com câncer aumenta o risco

Verdade. Inclusive, é um dos principais fatores de risco. Por isso, homens com caso de câncer em familiares de primeiro grau devem começar a fazer o exame de próstata anualmente a partir dos 45 anos.

4. Todos os casos de câncer precisam de tratamento

Mito. Como mencionado no início, alguns homens vivem com a doença sem ela evoluir, então o médico pode apenas prescrever cuidados para uma vida saudável e controle periódico.

5. Maus hábitos de vida aumentam o risco de câncer

Verdade. Para reduzir o risco da doença, é fundamental ter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos, não fumar, reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e cuidar do bem-estar, como evitando estresse e tendo boas noites de sono.

NÃO TENHA MEDO DAS MUDANÇAS

A partir dos 50 anos ou até antes, muitas mudanças acontecem no corpo e na mente dos homens. Agora que você está consciente sobre a importância de ter bons hábitos de vida para a longevidade saudável, inspire-se a mudar a sua mente vendo este vídeo que sugerimos para você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

8 benefícios da azeitona para a saúde
coceira no corpo
O que pode ser quando sinto coceira no corpo?