Caldo em cubos industrializado: mitos e verdades

Descubra quais são os mitos e verdades dos caldos em cubo e aprenda uma alternativa saudável para fazer em casa

Publicidade

O glutamato monossódico (GMS) é o sal sódico do ácido glutâmico e pode ser encontrado em diversos alimentos.

Essa substância se tornou mais conhecida em 1968 depois de um artigo escrito pelo médico Robert Ho Man Kwok para a New England Journal of Medicine, no qual era descrita a “síndrome do restaurante chinês” que era indicada pelos sintomas:

  • Dor de cabeça;
  • Enjoo;
  • Dormências.

Esses sintomas eram relatados por muitas pessoas após comerem em restaurantes que serviam comida oriental. A razão apontada pelo médico era o GMS, massivamente utilizado nos temperos dessas refeições.

Embora o nome “síndrome do restaurante chinês” não seja mais utilizado por ser considerado pejorativo, a tese ficou famosa entre os cientistas, apontando o GMS como um grande vilão da alimentação.

Publicidade

Segundo as pesquisas mais recentes, especialmente as encomendadas pela FDA (Food and Drug Administration – órgão que regula alimentos e remédios nos EUA), essa substância é segura para consumo, por ser muito pouco tóxica.

Alem disso, o GMS está presente em diversos alimentos no dia a dia, como o tomate, o queijo parmesão, o molho de soja e até o leite materno.

Caldo em cubo industrializado, um perigo?

Em meio às discussões sobre os supostos perigos da ingestão de GMS, muitos alimentos ganharam uma péssima reputação no mercado. Entre eles, o caldo em cubo industrializado, que já foi apontado até como agente cancerígeno.

De fato, como a maioria dos temperos industrializados, o caldo em cubo conta com uma quantidade considerável de sódio em sua composição – cerca de 20% (1g) da quantidade de sódio recomendada por dia, de acordo com as diretrizes da OMS (5g).

Publicidade

Porém, não existem estudos conclusivos sobre os perigos do GMS, presente nos caldos em cubo, muito menos sobre a sua relação com o câncer.

O caldo em cubo deve ser evitado por se tratar de um alimento com pouco valor nutritivo. A praticidade do caldo é inegável, mas existem alternativas mais saudáveis.

Uma alternativa saudável aos caldos em cubo

caldo-tempero-caseiro

Faça seus próprios caldos em cubo em casa, utilizando as ervas de sua preferência e azeite. Basta misturar os ingredientes e colocar em forminhas de gelo, no congelador. Retire na hora que quiser usar.

Publicidade

Fonte: BBC, Bem Estar

PODE GOSTAR TAMBÉM