Menu

Calcinha fio dental pode causar doenças: entenda o perigo

Ginecologista alerta que usar calcinha fio dental pode te trazer doenças

Publicidade

Queridinha no guarda-roupa sensual de toda mulher, a calcinha fio dental pode até fazer com que se sinta mais atraente, mas sabia que ela é super perigosa para a saúde? Além de causar infecções, pode causar doenças diversas. Acompanhe!

Segundo a ginecologista Claudia Leitão, a calcinha fio dental é perigosa pois pode ferir a região por causa do contato constante com o tecido em movimento e não permitir a respiração íntima de forma adequada. Além desses pontos, ela não cumpre sua principal função: proteger a intimidade.

Além disso, quem já tem predisposição a hemorroidas, pode acelerar o processo, pois o atrito e pressão do tecido com a região podem levar a doença.

Melhor tecido para a calcinha

Quanto mais sintético o tecido da calcinha, menor é a troca com o ambiente e assim, a chance de proliferação de germes é maior, aumentando assim a probabilidade de desenvolver doenças. Segundo a ginecologista, o ideal é utilizar tecidos mais porosos como o algodão, que permite a transpiração local.

Publicidade

Tecidos não recomendados para calcinhas de uso frequente:

  • Lycra
  • Microfibra
  • Renda
  • Seda
  • Cetim

Como não permitem a respiração, abafando a área coberta, cria um ambiente propício para a proliferação de germes, bem como aumenta a sensibilidade local ao atrito da calcinha, enquanto se movimenta.

Claro que isso não impede que elas sejam utilizadas em momentos especiais, mas não é recomendado que esse tipo de peça seja usado todos os dias.

Quando não usar fio dental

1. Gravidez

Como a imunidade da gestante fica mais delicada, a propensão a infecções na região é maior. Para evitar agravar o quadro, recomenda-se o uso de tecido de algodão que cubra toda a área e não aperte a barriga, pois assim evita-se que a parte mais estreita da calcinha leve bactérias da parte de trás para a frente.

2. Academia

Vai malhar? Use uma calcinha confortável e que permita a respiração da pele. O fio dental, além de gerar muito atrito, impede a circulação de ar e deixa a região muito úmida. Assim, as chances de contrair uma infecção triplicam!

Publicidade

3. Menstruação

Se você usa absorventes tradicionais, eles não irão fixar muito bem, causando desconforto e vazamentos. Se usa absorventes internos, o risco é muito maior, pois pode direcionar a cordinha de segurança para áreas nada seguras, aumentando muito a possibilidade de contaminação.

4. Incontinência urinária

Nem vamos citar os motivos anteriores, mas a incontinência urinária soma um fator agravante – as gotas de urina que venham a escapar se alojam no fio da calcinha, aumentando muito as chances de irritação e infecção.

5. Compras

Vai sair para comprar roupas? Provavelmente vai ter que experimentar, não é? Pois saiba que é fundamental proteger suas partes íntimas nesse momento, pois várias outras pessoas podem ter experimentado a mesma peça e não se tem como garantir que ela não está contaminada.

Publicidade

Prevenir é o segredo! Use calcinhas largas, de preferência no estilo shortinho, com algodão bem espesso ou até mesmo um biquíni.

6. Saia curta

Não é por causa do vento indiscreto, o perigo de usar fio dental com saia curta está na contaminação. Quando a saia está alinhada com a base do bumbum, não tem jeito de sentar por cima dela e assim, o contato da cadeira, banco ou onde quer que você sente será direto com suas partes delicadas.

Use um modelo de calcinha mais fechado e com tecido mais grosso e evite assentos públicos, assim, reduz as chances das bactérias migrarem desses locais direto para seus pontos baixos.

Publicidade

Seja criativa!

Existem muitas formas de ser sensual sem necessariamente usar um fio dental. Lembre-se que muitas vezes, a atração está nos detalhes! E sim, use seu fio dental, em momentos especiais, para o dia a dia opte pelo conforto, sutileza e segurança.

Compartilhe essa informação com suas amigas e familiares!

Leave a Reply

Sair da versão mobile