como cultivar caládio bicolor
Crédito: Wikimedia Commons
em

Caládio bicolor: cuidados gerais dessa planta cheia de cor

Se está em busca de plantas exóticas com folhas coloridas para sua coleção, essa precisa entrar na lista

Para quem gosta de plantas com folhas coloridas, o caládio bicolor não pode faltar na coleção. Essa planta tem folhagens exuberantes em tons de verde, branco, vermelho e rosa, variando as intensidades de cada cor conforme as variedades da planta. Talvez você a conheça como tinhorão, uma planta nativa do Brasil que atinge até uns 50 centímetros de altura.

Uma planta que se renova sozinha

Uma característica dessa planta, que pode assustar quem a cultiva, é que nos meses mais frios ela poupa energia. A caládio bicolor, que tem folhas fascinantes, simplesmente deixa suas folhas e caules caírem, enquanto pega num sono profundo. Mas, ao chegar da primavera, a planta desperta e volta a ficar colorida e vivaz, dia após dia.

Atenção à toxicidade

Assim como outras plantas da família Araceaes, a caládio bicolor é tóxica se tiver contato com as mucosas do corpo. Sendo assim, prefira usar luvas para manuseá-la, e não deixe as crianças e animais de estimação ficarem muito perto, só por garantia.

Regas

Não tem muito segredo quanto às regas. Pode regar de 2 a 3 vezes por semana, em dias alternados, ou conforme perceber que o substrato está secando. Como ela adormece no inverno, as regas podem ser mais espaçadas, ou a água vai ficar acumulada na terra porque a planta não vai precisar absorver tanto quanto no verão. Mas, ainda assim tem que regar.

Luminosidade

Meia sombra, com algumas horas de sol mais fraco ao dia, é a luminosidade ideal para a caládio bicolor. Se for dentro de casa, deixe-a perto de uma janela, de preferência pegando o sol do comecinho ou do finalzinho do dia, mas evite as janelas com corrente de vento.

Terra para plantio e adubação

A terra para plantio deve ser rica em matéria orgânica, adicionando um pouco de areia ou fibra de coco para ficar uma terra mais leve. Adicione também um pouco de húmus de minhoca ou esterco curtido para adubar, e repita essa adubação a cada 3 meses, excesso no inverno, quando ela estiver adormecida.

Reprodução

Para tirar novas mudas da caládio bicolor, espere que a planta adormeça no inverno para retirá-la da terra e dividi-la, desde a raiz, em mais partes. Então pode colocar cada parte em um vaso e fazer uma pequena rega, ou deixá-las dentro de caixas de papelão abertas, num local arejado, até que passe o inverno. Depois é só replantar.

Crédito das imagens: Selvvva/Plants/My Garden Life

limpar piso de ardosia

Como limpar piso de ardósia passo a passo

tirar espinho da pele

Como tirar espinhos e farpas da pele, cabelo e roupa