calmante
Foto: Freepik

Cachorros de estimação têm efeito calmante nas crianças, mostra estudo

Nem precisamos de provas para saber disso, mas que bom que a ciência confirma.

Publicidade

Quem tem cães, gatos e outros animais de estimação em casa, sabe o quanto eles são uma fonte inesgotável de amor e capazes de oferecer um efeito calmante, além de muita alegria aos seus donos.

Mas, é sempre bom poder contar com a confirmação de estudos científicos sobre os benefícios de conviver com os animais.

Dessa vez, vamos falar sobre um estudo publicado em 15 de junho na revista científica “Plos One”, sobre o efeito calmante dos cães nas crianças em idade escolar.

Veja também: Morador de rua é internado e seus 4 cachorros ficam esperando na porta do hospital

Publicidade

Como foi feito o estudo

Para realizar o estudo, os pesquisadores selecionaram 101 crianças, com 8 e 9 anos de idade e frequentando escola pública, e também 44 crianças com necessidades educativas especiais, na mesma faixa etária.

As crianças puderam fazer sessões de 20 minutos, duas vezes por semana, com um cão de terapia e o seu treinador. No total, foram 23 cães treinados para atender a todas as crianças.

Veja também: Lindas fotos do antes e depois de cachorros resgatados

Efeito calmante dos cães de terapia nas crianças

Ao analisar amostras de saliva dessas crianças, foi notado que elas apresentaram níveis substancialmente menores de cortisol (o hormônio do estresse).

Publicidade

O tempo passado com o cachorro de terapia mostrou ser mais eficaz, quando comparado com sessões orientadas de relaxamento com a mesma periodicidade, ao longo de um mês, salienta o estudo.

“O nosso estudo mostra, pela primeira vez, que as intervenções assistidas por cães podem, de fato, reduzir os níveis de estresse nas crianças – tenham elas necessidades especiais ou não – durante o período escolar”, informa Kerstin Meints, uma das investigadoras e professora de Psicologia do Desenvolvimento na Universidade britânica de Lincoln.

O estudo refere que “o estresse prolongado ou excessivo afeta negativamente a aprendizagem, o comportamento e a saúde ao longo da nossa vida e que, de modo a aliviar os efeitos adversos do estresse nas crianças em idade escolar, deve-se reduzir os gatilhos desse estresse. As intervenções assistidas por animais demonstraram os efeitos benéficos na saúde e bem-estar”.

Publicidade

Fonte: Pit

PODE GOSTAR TAMBÉM