em

Cachorro pode comer ovo? Sim ou não?

O ovo é um alimento muito nutritivo e básico na alimentação humana, mas será que os cães também os podem comer?
cachorro pode comer ovo
Créditos: Pixabay

As pessoas querem comer de forma saudável para se manterem sadias, mas isso não é uma preocupação exclusiva para os seres humanos. A alimentação saudável agora também ganhou adeptos caninos, graças aos donos que querem que seu cãozinho viva bem. Sabe-se que a carne é necessária na dieta deles, mas será que cachorro pode comer ovo?

O ovo é um alimento muito nutritivo e básico na alimentação humana, sempre passando de vilão para mocinho. Na alimentação canina ela faz sentido, já que cães selvagens roubam ovos de ninho há séculos. Eles os comem inteiros! E os cães domésticos? Fique atento a algumas informações e descubra se o seu cachorro pode se beneficiar deste super alimento.

Afinal cachorro pode comer ovo ou não?

cachorro pode comer ovo ou nao
Crédito: Flickr

Sim, o seu cachorro pode comer ovo! O alimento tem um alto valor alimentar e é uma excelente fonte de proteínas, aminoácidos, vitaminas e sais minerais. Além de trazer muitos benefícios para os cães, que os adoram.

O ovo é facilmente digerido pelo seu bichinho. Ele oferece aminoácidos que o animal não consegue produzir sozinho e precisam ser providos através da alimentação. Além de deixar os pelos mais bonitos e as unhas mais fortes.

E não param por aqui os benefícios do ovo para seu cão. Ele também aumenta a imunidade e protege os órgãos vitais, pois contém colina, uma vitamina importante para o coração e o cérebro. O mineral selênio, presente no ovo, protege o fígado e reduz as chances de hipotireoidismo.

A casca do ovo é igualmente vantajosa. Por ser rica em cálcio, ela garante dentes e ossos saudáveis e ajudam os filhotes a crescerem fortes, diminuindo as chances de raquitismo. Para dar a casca de ovo ao seu animalzinho basta lavá-las, secá-las e triturá-las até virarem pó. Depois é só colocar uma colher de chá na comida em uma das refeições, duas vezes na semana.

Atenção! O cachorro pode comer ovo, mas isso não quer dizer que você deve servi-lo todos os dias. Dê somente duas vezes por semana; essa quantidade já é suficiente para seu cão tirar proveito de todos os nutrientes. Se com os humanos o excesso não faz bem, com os animais não poderia ser diferente.

O que é melhor: ovo cozido ou cru?

cachorro pode comer ovo cru
Crédito: Flickr

O alimento é riquíssimo para seu animal, mas existem controvérsias sobre o modo de servi-lo.

Especialistas em nutrição animal do BARF (sigla em inglês para comida crua biologicamente preparada), defendem que o ovo deve ser servido cru para o cão. Mas há veterinários que não acreditam que essa seja a melhor opção.

Ao cozinhar o ovo, a clara perde parte de seus nutrientes. Além disso, o ovo servido cru não contém risco de salmonela, pois o sistema digestivo do cachorro age de forma diferente do humano. Ambas as formas são benéficas ao seu companheiro de quatro patas.

Se você não se sentir seguro em dar ovos crus ao seu animal, pode-se servi-los semi-cozidos ou totalmente cozidos. O importante é não colocar nenhum tipo de tempero.

Cuidados a ter

Como já foi dito, é importante não alimentar frequentemente seu cão com ovos. Duas vezes por semana é o suficiente. O ovo é um alimento saudável para seu animal, e não apresenta efeitos colaterais graves, sendo os principais o ganho de peso e gases.

Cachorros obesos, acima do peso e com tendência a engordar não devem comer muito do desse alimento, pois a gordura das gemas podem fazê-lo ganhar peso, principalmente se for sedentário. Nesses casos é preferível servir somente as claras.

Se o cachorro tiver problemas de saúde graves, como câncer e infecções, não deve comer o ovo cru, por estar com o sistema imunológico mais debilitado. O mesmo vale para filhotes e cachorros idosos.

O seu cachorro pode comer ovo sem nenhuma preocupação, é só ponderar a quantidade. Lembrando que essa não deve ser a fonte principal de nutrição do seu amiguinho.

 

Fonte: BARF

Redigido por Natalia Fontenele

Paulistana, cidadã do mundo e, como uma boa sagitariana, alucinada por viagens. Não só redatora, mas também estudante de Design Industrial e amante do empreendedorismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

frutas que cachorro pode comer
9 Frutas que cachorro pode comer sem medo
cerveja engorda ou emagrece
Cerveja engorda ou emagrece?