Buscopan composto em gotas é retirado de circulação

O fabricante informou que o remédio ainda à venda não oferece riscos à saúde

Publicidade

A Boehringer Ingelheim do Brasil lançou um comunicado, no último dia 07 de agosto, sobre o recolhimento voluntário e preventivo do Buscopan Composto gotas (butilbrometo de escopolamina e dipirona sódica monoidratada).

A medicação é muito utilizada contra dores e cólicas na região abdominal e, segundo a empresa, isso ocorreu devido ao resultado fora de especificação identificado durante estudo de estabilidade.

Ainda de acordo com a Boehringer, o produto atualmente em circulação no mercado não oferece risco à saúde, mas sua descontinuação já foi comunicada à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e o medicamento foi retirado, temporariamente, de circulação.

Vale lembrar que o Buscopan Composto em comprimido e o Buscopan Gotas continuam a ser vendidos normalmente, não tendo apresentado quaisquer instabilidades. Mas a empresa não tem previsão de quando será normalizada a distribuição do Buscopan Composto em gotas no país.

Publicidade

Veja a nota divulgada pela empresa:

“A Boehringer Ingelheim do Brasil comunica o recolhimento voluntário e preventivo de Buscopan Composto gotas (butilbrometo de escopolamina e dipirona sódica monoidratada), devido a resultado fora de especificação identificado durante estudo de estabilidade. O produto disponível no mercado não oferece risco à saúde do paciente. A descontinuação foi comunicada proativamente pela empresa à Anvisa e o medicamento foi tirado temporariamente de circulação em junho deste ano. A Boehringer Ingelheim esclarece que há alternativas terapêuticas disponíveis, como os demais medicamentos da família Buscopan, o Buscopan Composto comprimido e o Buscopan Gotas. A Boehringer Ingelheim reforça seu compromisso irrestrito com a garantia de qualidade de seus produtos e com a saúde de seus pacientes.”

Fonte: G1

PODE GOSTAR TAMBÉM