em

Saiba o que é o Burnout Parental

Pesquisa indica que esse problema afeta 1 em cada 10 pais.

Não é fácil educar uma criança: essa é uma tarefa que exige não só bastante tempo, mas também atenção, dedicação e paciência.

Levar os filhos para a escola, para a natação, para as aulas de inglês, para o pediatra, além de preparar as refeições e seguir com a vida profissional e com o resto da vida pessoal pode ser bastante cansativo.

Aliás, segundo uma investigação da Universidade Católica de Lovanio (Bélgica), a fadiga física e psíquica afeta 1 em cada 10 pais.

Divulgada na publicação científica “Frontiers in Psychology”, a investigação avaliou cerca de 2.000 famílias.

As conclusões comprovaram que 13% dos voluntários sofreram todos os sinais associados a um esgotamento, como cansaço e abatimento. Existe uma variação de 12.9% para as mães e de 11.6% para os pais.

Ou seja, estamos falando de progenitores que estão passando por uma Síndrome de Burnout, que surge com uma tensão psíquica e alto nível de estresse, acarretando em exaustão e um comportamento que atrapalha a boa convivência familiar.

De acordo com os autores, o Burnout Parental se iniciou nos anos 90, no continente europeu, quando se desenvolveu a tendência de os pais se dedicarem cada vez mais aos filhos. Esse problema, entretanto, tem atingido cada vez mais pessoas e já nem está associado a um determinado tipo de profissão.

A verdade é que, hoje em dia, para ser um bom pai ou mãe é necessário agir em vários cenários e sempre com muita pressão. No mais, os pais também sentem estresse pela ausência de comunicação com as crianças, que interagem cada vez mais pelo mundo virtual.

Considerando também que, atualmente, a maior parte dos pais já nem conta com os aliados importantes para cuidar dos filhos: os avós (ou outros membros da família).

Para evitar que se chegue a um sério esgotamento, é necessário analisar o nível de estresse e tensão, reavaliar a organização da família e focar no componente emocional em vez de se preocupar em ter uma agenda repleta de compromissos.

Compartilhe esse artigo tão relevante!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
8 saladas saborosas e saudáveis para dias quentes
Cãozinho não desiste de esperar por dono, que já morreu há anos