sobre briga de casal
Crédito: Freepik

Briga de casal: motivos mais comuns e como evitar

Com autoconhecimento, respeito, empatia e gentileza, as brigas não têm razão alguma para acontecer

Publicidade

Mesmo quando um casal tem certeza do amor que sente, brigas acontecem. Há os que brigam mais no início da relação, quando ainda estão acostumando com o jeito do outro. Também tem os que brigam depois de mais de uma década de união, pois estão passando por transições naturais que acabam afetando a vida a dois, é natural. O que não pode é deixar a briga de casal chegar a um ponto critico, onde o respeito e a empatia começam a se perder.

Por que os casais brigam? Os 4 motivos mais comuns

briga de casal principais motivos
Crédito: Freepik

Casais brigam por infinitas coisas, conforme o estilo de vida e jeito de ser de cada um, mas os gatilhos que desencadeiam as brigas costumam ser banais, visto que o preocupante é o que verdadeiramente motiva o início do conflito.

Por exemplo, quando frequentemente um briga com o outro porque esqueceu de ir ao mercado, o motivo não está somente na importância de ir ao mercado, e sim, na falta de atenção e cuidado com a relação. Assim, as brigas começam a se tornar frequentes, pois existe um motivo máster que influencia vários gatilhos para pequenos conflitos banais no dia a dia. Veja outros exemplos:

1. Ciúmes

O ciúme é um sentimento destrutivo. Ele em nada acrescenta para a felicidade de um casal. Porém, está profundamente encrustado na cultura social, por conta da crença de que um pertence ao outro e deve ser fiel até a morte. Essa certeza gera sentimentos como o ciúme, que causa insegurança, dúvida, desconfiança e que tira a paz dos dois na relação, sem necessidade alguma.

Publicidade

2. Familiares

Não são poucos os casais que brigam para defender ou criticar os familiares um do outro. Tudo bem que, muitas vezes, uma decisão pode ser tomada para que o problema termine, mas nem sempre é possível. Nesse quesito as brigas também incluem os hábitos que cada um traz para a relação herdados da forma como foram criados, e que causam discórdia por não serem compatíveis.

3. Vida financeira

Em um país capitalista, ter dinheiro é uma necessidade diária. Chega ao ponto de a maioria das pessoas ter que viver para trabalhar ao invés de trabalhar para viver. Quando a vida financeira de um casal vai mal, pode afetar a relação de uma forma tão profunda que acabe levando à separação.

4. Perda da individualidade

Depois de um tempo de relacionamento, muitos casais alegam brigar constantemente porque se sentem “sufocados” na relação. Essa sensação costuma ser motivada pelo ciúmes, quando um está o tempo todo querendo controlar a rotina do outro. Também, quando o casal deixa de compartilhar momentos e gostos em comum, exigindo que um satisfaça as necessidades do outro, mesmo que contra a vontade.

5 Dicas para evitar briga de casal

briga de casal como evitar
Crédito: Freepik

Tomando como base esses principais motivos para briga de casal que você acabou de ler, fica mais fácil descobrir que, para evitar as brigas, deve-se ir na raiz do problema.

Publicidade

1. Conhecer a si mesmo

Antes de julgar o outro, julgue a si mesmo. Saiba identificar seu pontos fortes e fracos, suas qualidades e defeitos. A ideia dessa autoanálise não é para que você se compare ao seu par, mas sim, para que veja que todo mundo tem um jeito de ser. Se decidiram ficar juntos, podem conversar de forma gentil sobre o que devem mudar para melhorar em vários aspectos, visando serem melhores para si mesmos e um para o outro.

2. Colocar-se no lugar do outro

Dando continuidade à dica anterior, quando você se dá conta de todos os aspectos da sua personalidade, positivos e negativos, e os aceita como verdade, uma nova janela se abre na sua mente. A janela da empatia é quando você se torna capaz de se colocar no lugar do outro, sentir a dor e a alegria dele. A empatia, quando caminha junto com o amor genuíno, faz com que, além de sentir a dor do outro, você tome uma atitude para ajudá-lo a ficar melhor.

3. Reconhecer o outro como indivíduo

Hoje em dia já se entende que um casal é formado por dois indivíduos inteiros e não por duas metades que precisam se completar para serem felizes. Antigamente, boa parte dos casais eram unidos com a permissão ou exigência dos pais, não porque se conheceram e se apaixonaram perdidamente. Agora ninguém mais é obrigado a casar cedo e ter muitos filhos só porque sim. Antes de se casar, torne-se um ser humano autossuficiente, que vai contribuir com o crescimento e a felicidade de alguém, e não depender dessa pessoa para ser feliz.

Publicidade

4. Ser flexível

A flexibilidade é essencial em um namoro, noivado ou casamento. Ela vai se perdendo à medida em que a briga de casal ocorre com muita frequência, pois os dois estão constantemente a ponto de explodir um com o outro. Muitos relacionamentos terminam porque ninguém quis ceder, ser flexível, por achar que isso o tornaria mais fraco. Porém, é justamente o contrário. Saiba a hora de ficar em silêncio para que as mentes se acalmem e os corações se reaproximem com mais gentileza.

5. Dialogar como amigos

Antes de serem um casal, todos deveriam ser grandes amigos. Esse talvez seja um dos maiores segredos de um relacionamento de sucesso e duradouro e que ajuda a evitar a briga de casal. Se você escolhe viver ao lado de uma pessoa, deve ser para melhorar a sua vida, fazer você rir, se emocionar, experimentar e se sentir amado. Casais felizes conversam o tempo todo, sobre tudo. O mesmo tipo de conversa que se tem entre amigos ou até consigo mesmo, dos mais profundos aos mais banais assuntos.

PODE GOSTAR TAMBÉM