O bolinho caipira está presente nas mesas do Vale do Paraíba, em diversas versões, tendo inclusive festivais apenas para apreciá-lo. Além de poder ser feito facilmente, a baixo custo, ele é figurinha obrigatória nas festas de São João, levando mais sabor para a época.
Além de demarcar uma cultura local, tem aquela casquinha seca e crocante, com a massa macia por dentro e o recheio super temperado. Pode ser feito com farinha de mandioca e de milho, mas é interessante testar todas versões para ver qual gosta mais.
Veja também: receitas de bolinho de batata assado
Receitas de bolinho caipira
Veja como preparar algumas receitas diferentes de bolinho caipira, para servir para os amigos e a família. Para acompanhar, pode passar um cafezinho ou reservar uma cervejinha na parte alta da geladeira, no dia anterior. Anote as suas favoritas e aproveite!
1. Tradicional do Vale do Paraíba
Para começar com o pé direito, claro que a receita do bolinho caipira de carne moída, tradicional do Vale do Paraíba, tinha que aparecer. Talvez seja a versão mais antiga, dando origem às outras deliciosas ideias. Para fazer é muito simples e precisa de farinha de milho, água, caldo em tabletes, óleo e farinha de mandioca. Para o recheio, carne moída, alho, sal e tempero verde.
Veja a receita aqui: opção tradicional do Vale do Paraíba
2. De frango
A versão de frango também é muito boa, podendo ser uma forma interessante de reaproveitar as sobras do dia anterior. Enquanto que a de carne, deve ser feita com a mesma ainda crua, para não ficar seco, a de frango deve ser cozido e pode ser passado no processador, liquidificador ou preferencialmente desfiado. Para fazer, precisa de farinhas de milho e mandioca, óleo, tabletes de caldo, água, frango e temperos.
Veja a receita aqui: bolinho do frango
3. Sem glúten ou lactose
Essa é a versão indicada para quem sofre com intolerância a glúten ou lactose. Desde a massa até o recheio, nenhum deles possui esses alérgenos, sendo mais facilmente aceitos por diversos organismos. Tenha atenção somente ao tipo de tempero usado, pois muitos dos industrializados contém traços destes. Para o preparo, farinhas de milho e mandioca, óleo, água, temperos e o recheio de carne.
Veja a receita aqui: opção sem glúten
4. De soja
Se você não está a fim de comer carne ou aboliu a mesma da sua alimentação, essa é a sua versão. É excelente para fazer na segunda sem carne ou até mesmo para aquele evento, onde uma parte gosta de proteína de origem animal e outra não. Para preparar, reserve as farinhas de mandioca e milho, água, óleo, caldo de legumes, carne de soja, alho e outros temperinhos.
Veja a receita aqui: bolinho vegetariano
5. De linguiça
Para uma versão com sabor mais intenso, você pode optar por essa receita de bolinho caipira com linguiça, que pode ser feito com a toscana tradicional, de frango ou até aquela mais apimentada, dando um charme especial ao bolinho. Para isso, vai precisar de linguiça toscana, farinha de milho, temperos, cebola, alho, água e óleo.
Veja a receita aqui: bolinho de linguiça
6. De filet mignon
Que tal aprender a fazer uma versão não tão caipira do tradicional bolinho? Se você não gosta muito de carne moída mas gostaria de fazer a versão de carne, essa é uma boa opção. Apenas preste atenção para o tamanho da carne, que deve ser picada em pedaços bem pequenos mesmo. Para o preparo, vai precisar de filet mignon, farinha de milho amarela, água, caldo de carne, óleo e farinha de mandioca.
Veja a receita aqui: bolinho de filet
7. Com pinhão e queijo
Para fazer em um dia especial, com muita paciência para descascar e fatiar os pinhões. Vai levar um tempinho para ficar pronto, mas se gostar da combinação, vai valer a pena. Ao final, um tira-gosto regional com uma nova roupagem, mas sofisticada e leve. Para o preparo, farinha de milho e mandioca, queijo brie, pinhão, requeijão cremoso, e muitos temperinhos.
Veja a receita aqui: bolinho com pinhão e queijo
8. Com carne seca
Claro que não poderia faltar a tradicional versão com carne seca, bastante comum na região de Jacareí, também no Vale do Paraíba. O contraste da massa de milho com o recheio fica simplesmente perfeito. Para o preparo, reserve farinha de milho branca e de mandioca, fermento em pó, carne seca e temperos.
Veja a receita aqui: opção com carne seca