biscoito de polvilho engorda
Crédito: Freepik
em ,

Biscoito de polvilho engorda? Veja as melhores receitas

O problema é quando você come biscoitos fritos ou cheios de açúcar. Veja quais opções escolher

Se você adora beliscar uns biscoitinhos crocantes no meio da manhã e da tarde com café ou chá, deve adorar biscoitos de polvilho. Esse salgadinho (que também pode ser doce) é uma receita bem tradicional e leve, do tipo que não estraga a fome para o almoço ou jantar. Mas, dependendo da forma que é feito, muita gente se pergunta se o biscoito de polvilho engorda. Saiba a verdade e aprenda a fazer as melhores escolhas de receitas.

Veja também: sugestões de lanches fitness fáceis e gostosas

Biscoito de polvilho engorda, sim ou não?

A receita básica de biscoito de polvilho leva esse ingrediente, é claro, junto com água, óleo, leite, ovo e sal. Depois eles são assados no forno. Considerando que você vai consumir apenas algumas unidades de cada vez dessa versão assada, não tem com o que se preocupar quanto a engordar.

Agora, o biscoito de polvilho engorda se você comer uma grande quantidade de cada vez, também se escolher as versões fritas ou doces, cheias de açúcar. Além disso, é preciso considerar a sua alimentação de modo geral, não apenas os biscoitos.

Isso porque, quando você come de tudo um pouco, mas em pequenas porções e com equilíbrio, mantendo um consumo de calorias menor do que é gasto no dia, não vai engordar.

Melhores receitas para comer sem engordar

Bem, como viu, as melhores receitas de biscoito de polvilho para comer sem preocupação com o peso são as salgadas e assadas. Pode até escolher algumas versões com queijo, desde que escolha um queijo mais fresco, tipo branco, com menos gordura. Veja algumas sugestões deliciosas e lembre-se de comer em pequenas porções de cada vez.

Biscoito de polvilho assado simples

Para começar, a receita mais simples e tradicional, só com os ingredientes básicos para ter um biscoitinho bem leve e crocante.

Ingredientes

Polvilho doce ou azedo: 500 gramas;
Água: 1 xícara;
Leite: 1 xícara;
Óleo: 1 xícara;
Ovos: 2 unidades;
Sal: a gosto.

O procedimento de preparo é bem simples. Só precisa escaldar o polvilho com a mistura de leite, da água e do óleo bem quentes, depois ir sovando a massa até dar o ponto. Veja como é o preparo no vídeo e faça em casa:

Biscoitos de polvilho com queijo

Já se você prefere as versões desse biscoito com queijo, pode usar o parmesão ou um queijo meia cura ralado. Quanto menos amarelo for o queijo, melhor, pois quer dizer que tem menos gordura. Essa receita rende muitos biscoitos.

Ingredientes

Polvilho doce: 3 copos americanos;
Queijo ralado: 3 copos americanos;
Óleo: 1 copo americano;
Ovos e leite ou água: até dar o ponto;
Sal: a gosto.

Essa receita segue a mesma lógica da anterior. Umedeça o polvilho com leite, coloque o óleo, os ovos de pouco em pouco até dar ponto. Pode ir acrescentando leite, ovo ou água até dar ponto macio para enrolar. Então enrole a gosto e leve ao forno quente até começar a dourar. Veja todo o passo a passo no vídeo:

Biscoito de polvilho diferente bem temperado

Essa é uma versão extra, bem diferente, pois leva mais ingredientes. Resulta em biscoitos bem temperadinhos e que mesmo assim continuam sendo amigos da dieta.

Ingredientes

Azeite: 1 fio para refogar;
Alho: 1 dente;
Pimenta dedo-de-moça: 1 unidade;
Pimentão vermelho: 50 gramas;
Pimentão amarelo: 50 gramas;
Sal e pimenta: a gosto;
Cheiro-verde: a gosto;
Polvilho doce: 75 gramas;
Polvilho azedo: 250 gramas;
Manteiga: 60 gramas;
Água morna: 80 ml;
Ovos: 2 unidades;
Leite: 250 ml;
Queijo minas: 100 gramas.

Veja como fica o resultado dessa versão de biscoitos de polvilho e coma sem medo de ser feliz:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

biscoito de polvilho frito

Como fazer biscoito de polvilho frito sem espirrar óleo

Churrascaria distribui marmita para caminhoneiros durante pandemia

Churrascaria distribui marmita para caminhoneiros durante pandemia