Os benefícios de dar risadas: você já se perguntou por que sorrimos?!

A resposta parece óbvia, mas tem uma explicação científica.

Publicidade

As risadas costumam ser nossa resposta natural para acontecimentos engraçados. Mas mais do que isso, também rimos quando estamos nervosos, quando somos pegos desprevenidos ou para demonstrar nossa simpatia.

Por muitos anos acreditava-se que apenas os humanos eram capazes de sorrir, mas depois de muitos estudos, cientistas perceberam que outras espécies de mamíferos também expressam um sorriso para realizar interações sociais positivas.

Antes de as risadas serem utilizadas de forma sarcástica ou para disfarçar um verdadeiro sentimento de aversão a algo ou alguém, sua natureza é uma reação do cérebro quando percebe que cometeu um erro.

O que o cérebro tenta fazer a todo instante é antecipar os acontecimentos que virão a seguir para saber como reagir, mas às vezes ele é pego de surpresa, como quando tropeçamos na rua, vamos beber água e viramos o copo antes de chegar à boca ou alguém nos faz uma pergunta inesperada e ficamos sem reação.

Publicidade

Em todos estes momentos, a resposta imediata do cérebro tende a ser um sorriso. Ao menos, para os cérebros mais saudáveis e tranquilos, pois há aqueles que vivem em situação de irritação constante e reagem a tudo de forma negativa e explosiva.

O fato é que quando rimos de algo que “deu errado”, conseguimos lidar melhor com a situação, desenvolvendo uma solução rápida, uma resposta criativa ou lógica e maior facilidade na tomada de decisões.

De modo geral, encarar a vida com bom humor, preferindo dar risada ao invés de amaldiçoar as adversidades que enfrentamos diariamente, nos torna pessoas mais felizes: temos alto nível de liberação de endorfinas, dopaminas e serotoninas (hormônios que causam bem-estar), redução do estresse, atraímos melhores companhias e nos tornamos pessoas mais agradáveis de conviver. Pratique o sorriso!

PODE GOSTAR TAMBÉM