benefícios da sopa
Crédito: Freepik
em ,

Benefícios da sopa para a saúde: aprenda receitas saudáveis e gostosas

Seja para hidratar, nutrir ou reconfortar o corpo, é sempre um bom momento para uma sopinha

Não é por acaso que a sopa é uma das principais refeições para quem está doente, seja em casa ou no hospital. Essa refeição ajuda a nutrir o corpo e a curar as doenças, quando é feita com bons ingredientes, sem excesso de temperos. É claro que também ajuda o fato de ser uma comida leve e quentinha, pois deixa qualquer um se sentindo melhor. Veja quais são os benefícios da sopa para a saúde e também aprenda as melhores receitas, seja para ajudar na recuperação ou para manter o corpo forte diariamente.

Veja também: melhores sucos para fortalecer a imunidade

Benefícios de consumir boas sopas

Uma sopa saudável é feita com variedade de legumes, temperos caseiros e também pode conter ovos e carne de frango. Se quiser, pode adicionar um pouco de arroz ou macarrão próprio para sopas, pois esses carboidratos ajudam a deixar o corpo com mais energia.

A sopa hidrata o organismo

Toda sopa é feita com uma boa quantidade de água, e esse é um dos principais benefícios da sopa, em especial para quem está sofrendo com sintomas de vômito, diarreia e suor excessivo, pois eles fazem o corpo perder muita água. Então, ao tomar a sopa, a água é reposta e, junto com ela, todos os nutrientes dos ingredientes utilizados.

Oferece macronutrientes essenciais

Os macronutrientes são os carboidratos, as proteínas e os lipídios (gorduras boas). O organismo necessita desses 3 macronutrientes todos os dias para fazer sua manutenção nas pessoas saudáveis e para conseguir curar quem está enfermo. Então, nesse caso, é bom fazer uma sopa que leve ovos ou carne de frango, arroz, batata ou macarrão, e que seja servida com uma porção de azeite de oliva por cima, que é a gordura boa.

Fortalece o corpo com vitaminas e minerais

Depois dos macronutrientes, o corpo também necessita de uma grande variedade de micronutrientes para se regenerar ou para manter a boa saúde. Então, para garantir uma boa variedade, a dica é fazer uma sopa com vários tipos de legumes, como cenoura, batata, brócolis, vagem, cebola, alho, couve-flor, chuchu, abóbora e o que mais tiver disponível. Melhor ainda se puder usar os vegetais orgânicos, livres de agrotóxicos.

Alimenta sem pesar

Para obter os benefícios da sopa por completo, também é interessante que ela seja leve, por isso é que a melhor carne para usar é a de frango. As carnes vermelhas são mais pesadas e demoram mais tempo para serem absorvidas. Além do mais, quando uma pessoa doente toma uma sopa mais leve, com muitos vegetais e carne branca, ela se sente bem melhor, com mais energia e disposição, sem tanto risco de sentir náuseas.

Aumenta a saciedade

Quando um prato de sopa é servido com o entrada, antes do almoço, ela vai estimular a produção de insulina, evitando os picos de açúcar no sangue durante a refeição principal. Com isso, também vai ajudar o corpo a sentir maior saciedade, o que é ótimo para quem deseja conseguir comer menos.

É uma refeição econômica

A economia também entra como um dos benefícios da sopa, afinal, você só precisa mesmo de uma boa variedade de vegetais para prepará-la. Pode fazer uma panela grande e depois congelar em porções que vão continuar com o mesmo valor nutricional ao longo do mês. Assim, sempre que quiser uma refeição leve, gostosa, saudável e prática é só descongelar uma porção da sua sopa de legumes e saborear.

Receitas sopas saudáveis

Agora que já conhece os principais benefícios da sopa para a saúde e para a sua rotina, veja alguns bons exemplos de receitas saudáveis para incluir no cardápio.

Sopa cremosa de legumes com frango

Essa é uma sopa bem completinha, muito saudável e apetitosa. Quem não gosta de sopa muito aguada, o segredo está em bater tudo no liquidificador para ficar cremoso.

Ingredientes

Cenoura: 100 gramas;
Mandioquinha: 100 gramas;
Água quente: 2 ½ xícaras;
Peito de frango: 100 gramas;
Sal, cebolinha e pimenta: a gosto.

Modo de preparo

  1. Cozinhe o frango em água sem sal e depois desfie.
  2. Cozinhe os legumes ao ponto que fiquem bem macios, escorra e reserve a água para ser usada depois.
  3. No liquidificador junte os legumes (reservando algumas rodelas para depois), a água quente do cozimento e bata por uns 5 minutos.
  4. Coloque os legumes já batidos em uma tigela (ou panela) e coloque o restante dos ingredientes: os legumes já picadinhos, o frango, sal, pimenta e por último a cebolinha. Sirva ainda quente.

Acompanhe o passo a passo com as dicas do canal Mamãe Vida Saudável:

Benefícios da sopa saudável para emagrecer

Já se a sua intenção for aprender a fazer uma sopa saudável que ajude a perder peso, veja essa sugestão da nutricionista Patrícia Leite:

Ingredientes

Peito de frango: 200 gramas;
Azeite extravirgem: 2 colheres (sopa);
Cebola picada: 1 unidade;
Abóbora em cubos: 1 xícara;
Repolho picado: ½ unidade;
Couve-flor picada: ½ unidade;
Abobrinha picada: ½ unidade;
Pimenta malaguesa sem sementes: ½ unidade;
Curry em pó: 1 colher (chá);
Sal e pimenta-do-reino: a gosto.

Essa sopa fica bem colorida e apetitosa. Cada ingrediente escolhido tem uma função para ajudar na dieta de emagrecimento. Veja todas as dicas da nutricionista nesse vídeo:

Sopa de legumes vegetariana

O frango é uma ótima fonte de proteína para usar na sopa, mas para os veganos e vegetarianos, é possível usar uma boa variedade de vegetais que tenham a mesma quantidade de proteínas da carne.

Ingredientes

Azeite de oliva: 1 colher (sopa);
Cebola picada: ½ unidade;
Alho picado: 2 dentes;
Legumes variados picados: 350 gramas;
Água fervente: 1 litro;
Sal: 1 colher (chá);
Cheiro-verde picado: 1 colher (sopa);
Louro: 1 folha;
Macarrão conchinha: ½ xícara.

Aprenda a fazer essa delícia de sopa colorida com o passo a passo do canal Cozinha Legal:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

bolo de maçã com aveia

Bolo de maçã com aveia: 4 receitas saudáveis e fáceis de fazer

macarrão com creme de leite

Como fazer macarrão com creme de leite: 5 delícias fáceis