benefícios da reflexologia
Crédito: Pxhere
em

Reflexologia: o que é, benefícios e tipos

Conheça os benefícios dessa prática, quais são os tipos mais comuns e como fazer

Seu corpo é feito de células, que é composta por moléculas, essas por átomos que são pura energia. Seu corpo está todo interligado, sendo que alguns pontos têm relação direta com outros. Descubra quais são esses pontos e como fazer uma massagem nos pés, recebendo todos os benefícios da reflexologia.

O que é a reflexologia

o que é reflexologia pontos
Crédito: Zavena

Reflexologia está relacionada ao estímulo de pontos específicos que se encontram tanto nas mãos, quanto nos pés, orelhas, coluna, nariz e outras áreas. São pequenos pontos que têm reflexo em alguma parte do corpo, como ombros, costas, coração, rins e assim por diante, sendo estes conhecidos como zonas reflexas.

São toques realizados da forma e na intensidade correta, que ajudam a desbloquear campos, ajudando no tratamento de doenças e da dor, mas pode ser também utilizada para uma simples dor de cabeça ou para o cansaço no final do dia, garantindo uma boa noite de sono.

5 Benefícios da reflexologia

1. Melhora a circulação

São diversos os fatores que levam a uma circulação sanguínea deficiente, desde problemas no sangue, inchaços, placas nas paredes das artérias e outros. Dessa forma, os nutrientes e vitaminas não alcançam as células adequadamente, além de causar diversos problemas mais graves.

Através dos benefícios da reflexologia é possível restabelecer a circulação sanguínea adequadamente, melhorando sua saúde como um todo.

2. Rejuvenescimento

Com a reflexologia, é possível desbloquear setores em nossos corpos, em que a energia não está fluindo corretamente, nutrindo assim todos os campos do corpo.

Isso também assegura uma maior quantidade de energia vital circulando pelo corpo, favorecendo as trocas celulares.

Além disso, combate diretamente os radicais livres, o que ajuda a prevenir o envelhecimento prematuro e melhora a aparência geral da pele, evitando o acúmulo de gordura e toxinas nos poros.

3. Equilíbrio emocional

Uma boa massagem é capaz de harmonizar o todo o corpo, ou se preferir, parte dele. Esta prática aumenta a homeostase, um processo que regulariza e equilibra todo o organismo, garantindo assim um maior equilíbrio emocional.

4. Previne cãibras

A reflexologia fortalece os tecidos musculares, liberando caminhos obstruídos por acúmulo de energia. Além disso, diminui o ácido láctico, responsável por cãibras musculares e pelo desconforto no pós treino.

5. Calma e relaxamento

Às vezes o estresse e a correria do dia a dia tornam praticamente impossível relaxar a mente e o corpo e a reflexologia tem esse poder.

Todas as noites faça uma leve massagem (de cerca de 10 – 15 minutos) nos pés antes de ir dormir, e note todos os benefícios desta simples prática diária!

Tipos de reflexologia

Existem algumas técnicas que podem ser feitas em algumas partes do corpo, como nas orelhas (auriculoterapia), na coluna vertebral (quiropraxia), nas mãos (quiroreflexologia), nos pés (podal) e no rosto (facial).

1. Podal

Realizada em diferentes áreas dos pés, a reflexologia podal visa estimular pontos corretos para regular e curar distúrbios em seus órgãos e partes reflexas, físicas ou emocionais.

Seus pés possuem terminações nervosas que estão ligadas a todo o corpo, físico e não físico, sendo esses canais bastante utilizados pela acupuntura.

2. Quiroreflexologia

Assim como nos pés, as mãos possuem pontos reflexos a partes do corpo, sendo de mais fácil acesso e manuseio, caso você vá aplicar a técnica em si.

3. Facial

Realizado no rosto, ele requer mais experiência do que os outros dois, por lidar com uma região mais delicada e complexa.

Ela tem a mesma eficácia dos outros tipos, sendo porém mais recomendado que seja realizada por um profissional.

4. Auriculoterapia

Outra que requer um maior acompanhamento profissional, dada a distância mínima entre os pontos. É uma das ideais para quem quer fazer reflexologia visando a perda de peso e problemas no estômago.

Como fazer

Que tal aprender a fazer uma automassagem na sua mão, que acabe de vez com aquela tensão no pescoço?

É importante que você esteja em um momento tranquilo, de relaxamento, sem pressa.

  1. Nas mãos já lavadas e secas, coloque um pouco de óleo de massagem ou até mesmo hidratante;
  2. Vire a mão esquerda de frente para você, deixando a palma acessível;
  3. Com o polegar da mão direita, aperte levemente a base do polegar esquerdo, fazendo movimentos circulares;
  4. Repita até sentir que já melhorou e continue suas atividades normalmente.

E que tal aprender mais um pouco sobre os benefícios da reflexologia nos pés? Veja esse vídeo mostrando um passo a passo de como fazer, para você testar ainda essa noite.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
água de coco benefícios para a saúde

11 Benefícios da água de coco para a saúde

polenta frita

10 Receitas de polenta frita