menos brinquedos

12 razões para as crianças terem menos brinquedos

Confira os motivos para diminuir a quantidade de brinquedos das crianças!

Publicidade

Brinquedos não são objetos que servem apenas para divertir as crianças. Se você é mãe ou pai, sabe muito bem que todo e qualquer brinquedo tem por trás um objetivo educativo. Afinal, brinquedos são uma das formas mais diretas e eficazes de ensinar aos pequenos uma série de valores e mensagens.

Pais e mães conscientes da educação de seus filhos refletem cada vez mais sobre quais tipos de brinquedo vão comprar. Nos últimos tempos, inclusive, alguns ainda tem pensado não só nisso, mas também na quantidade de jogos, bonecos, pelúcias que darão a seus pequenos. Essa parcela de pais, infelizmente ainda pequena, compreende que há vários benefícios a longo prazo de ter poucos brinquedos.

12 razões para que crianças tenham poucos brinquedos

Confira abaixo uma lista com 12 razões (e 12 dicas!) para que seus filhos tenham poucos brinquedos:

1. Desenvolve a criatividade das crianças

Um número limitado de brinquedos faz com que as crianças acabem por desenvolver sua criatividade e imaginação. Experimente remover a maioria dos brinquedos de seus filhos, sobrinhos, irmãos por dois ou três meses e veja a diferença!

Publicidade

2. Desenvolve maior foco, atenção e concentração

Crianças não conseguem focar em uma mesma coisa quando possuem muitas opções. A limitação dos brinquedos fará com que elas permaneçam mais atentas e concentradas em suas atividades cotidianas.

3. Melhora as habilidades sociais e interpessoais

Poucos brinquedos abrem um horizonte interpessoal às crianças. Elas começam a interagir mais entre si e mesmo com os adultos. Experimente um final de semana sem brinquedos e explore a imaginação de seus pequenos com jogos motores e atividades lúdicas diferenciadas!

4. Há uma maior valorização do que já se tem

Os pequenos passam a valorizar mais aquilo que têm. Quando há poucos brinquedos, eles não vão querer perder o pouco que já tem. Além disso, valorizam muito mais quando ganham um presente!

Publicidade

5. Há uma aproximação apaixonante da leitura, da escrita e das artes em geral

Limitar o número de brinquedos abre a uma criança um mundo cheio de outras possibilidades. As pessoas se entediam fácil na infância, então é muito provável que seus filhos passem a olhar com interesse para leitura, música, cinema e mesmo escrita. Estimule!

6. As crianças resolvem melhor seus problemas

Com menos recursos em mão, as crianças terão de ser criativas para resolverem problemas. Tenham eles aparecido em casa, na escola ou em brincadeiras mais solitárias, será cada vez mais fácil para elas chegarem a uma solução com menos recursos.

Publicidade

7. Há menos conflitos entre as crianças

Poucos brinquedos resultarão em mais conflitos no início, já que há poucas opções. Apesar de parecer estranha a ideia, é importantíssimo que as crianças desenvolvam boas capacidades argumentativas desde o início de suas vidas sociais. Esse é um ótimo treinamento para aprender a se colocar no lugar do outro e para perceber que é importante dividir os brinquedos com os colegas. Algum tempo depois, as brigas diminuem.

8. As crianças aprendem a não desistir com facilidade

Poucos brinquedos representam mais desafios e tornam a criança perseverante! Muitas opções facilitam que a criança desista de brincar com algo que considera complicado. A tendência é ela largar o desafio de lado e procurar o mais fácil. Estimule a resolução de um problema, pois o pequeno certamente é capaz.

9. Há menos egoísmo

Todas as crianças que têm tudo o que desejam, os brinquedos que desejam, serão adultos que no futuro vão acreditar que podem ter tudo. Limitar a quantidade de brinquedos de seus filhos estimula a aprender que não é possível ter tudo que eles querem.

Publicidade

10. Há maior contato com a natureza

Cada vez menos as crianças brincam na rua, com o ambiente externo, no jardim, em um parque aberto. Promova mais atividades ao ar livre, com poucos brinquedos. O contato com a natureza é mais que saudável.

11. Ensina a valorizar momentos em família

O interior de uma loja de brinquedos não deve ser o ideal de passeio em família dos seus filhos. Estimule o desapego ao diminuir a quantidade desses objetos. Isso fará com que os pequenos enxerguem valor em outras atividades. Eles certamente apreciarão mais os momentos em família.

12. As crianças vivem em um ambiente mais limpo e organizado

Publicidade

Uma casa com poucos brinquedos é uma casa mais limpa e organizada. Será muito mais fácil ensinar às crianças organização e limpeza do ambiente.

PODE GOSTAR TAMBÉM