em

AmeiAmei FofoFofo Meu Deus!Meu Deus!

Para que serve a folha de boldo?

Esse ingrediente do tempo da vovó pode mesmo fazer muito bem!
folha de boldo para que serve
Crédito: Wikimedia Commons

Já imaginou uma planta fácil de ser encontrada e extremamente benéfica para a saúde? Conheça todas as propriedades da folha de boldo, ingrediente tradicional nas farmácias naturais, capaz de prevenir e tratar diversos setores do organismo.

Benefícios da folha de boldo

Não dá para duvidar de uma planta que há tantos anos é usada como remédio natural, não é? Conheça todos os seus benefícios.

Remove toxinas do organismo

Ela ajuda a incentivar a liberação da bile pelo fígado, fazendo com que haja uma remoção muito eficaz das toxinas e dos resíduos, evitando acumular substâncias nocivas no corpo.

Além disso, a sua capacidade antioxidante promove a proteção celular desse órgão e bloqueia os efeitos dos radicais livres.

Por esses fatores, essa planta possui um enorme potencial de proteção hepática, sendo muito importante para a eliminação de toxinas do corpo como um todo.

Fortalece a imunidade

Por possuir propriedades naturais de proteção, a folha de boldo mata micróbios, além de impedir que eles cresçam. É eficaz contra bactérias, fungos, protozoários ou vírus.

Desse modo, essa erva é ideal para ser consumida por quem está doente, pois em paralelo com outros nutrientes, age como um remédio natural, eliminando o agente infeccioso.

Relaxante natural

Essa planta possui efeitos poderosos sobre o sistema nervoso, podendo ser usado para estimular uma sensação relaxante, calmante, tranquilizante ou para gerar efeitos analgésicos sobre os nervos, mesmo se usado em doses muito pequenas.

Por isso, seu consumo antes de dormir pode proporcionar um sono bem relaxante. Isso porque ela auxilia na produção da melatonina, o hormônio do sono.

Anti-inflamatório

É um anti-inflamatório natural, sendo extremamente eficaz para tratar o sistema digestivo, em regiões como o fígado, estômago, o intestino grosso e delgado.Lembre-se sempre que é melhor consultar um médico antes de investir em qualquer alternativa de remédio, mesmo que natural.

Alivia reumatismo e artrite

folha de boldo benefícios reumatismo
Crédito: Freepik

Seu consumo é responsável por estimular a circulação do sangue nas articulações, o que proporciona alívio de reumatismo, bem como a artrite, provocada por conta de circulação obstruída.

Se você tem algum desses dois problemas, é necessário que se consulte um médico. Ele é o responsável por receitar um tratamento adequado e autorizar a consumir qualquer ingrediente natural.

Como utilizar

Para utilizá-las, é importante lavá-las bem, caso ela tenha sido tirada diretamente do pé. Assim, você Desse modo, irá livrar esse ingrediente de possíveis sujeiras do quintal e até de alguns microorganismos.

Depois disso, essas folhas podem ser usadas para os mais diversos propósitos. O mais comum é o chá de boldo.

Contraindicações e cuidados a ter

Embora seja bastante nutritiva, ela também possui alguns efeitos colaterais e contraindicações, caso não haja cuidado na hora do consumo.

Se consumida em doses elevadas, ela pode gerar náuseas, dores de cabeça, convulsões, problemas nervosos e até mesmo coma.

Além disso, pode estar relacionado com a infertilidade masculina, obstruir as vesículas biliares e ser abortivo. Então as gestantes devem evitá-la.

Você sabia que existem vários tipos de boldo? Aprenda a identificá-lo no vídeo:

Redigido por Angela Oliveira

Mãe de três, esposa em treinamento há mais de duas décadas, nerd assumida e karateca por paixão. Ama escrever e procura sempre as melhores informações para compartilhar e deixar seu dia a dia mais leve, simples e gostoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

rabanete emagrece
Rabanete emagrece: sim ou não?
leite de alpiste
Leite de alpiste: benefícios e como fazer