Os benefícios do vinagrete
Crédito: Pixabay
em

Os benefícios do vinagrete com cebola, tomate e vinagre para a saúde

Um acompanhamento simples que deixa a mesa mais colorida e a saúde mais forte

Publicidade

O vinagrete é um acompanhamento tradicional do brasileiro que ama um churrasco, mas você sabia que além de complementar o prato principal, o o vinagrete tem benefícios para a saúde, se levar a combinação usual de ingredientes?

Basicamente, a receita leva cebola e tomate picadinhos e temperados com vinagre e sal. Há quem goste de adicionar azeite, pimenta, cheiro-verde, variar nos tipos de pimentão e de cebola. O fato é que esse molho é saudável! Veja agora porque vale a pena incluir os ingredientes nas suas refeições.

Veja também: Sobremesa para churrasco: receitas leves, cremosas e geladinhas

Conheça os benefícios do vinagrete:

Cebola

A cebola é um alimento com ação antioxidante, ou seja, protege as células do corpo ajudando a combater o excesso de radicais livres que se grudam a elas e causam sua oxidação precoce.

Publicidade

Essas mesmas propriedades antioxidantes ajudam a prevenir o colesterol alto (dentro de uma dieta saudável), reduzindo o risco de problemas cardiovasculares vindos do colesterol alto.

Outro benefício da cebola é sua propriedade anti-inflamatória, ajudando a prevenir inflamações nas articulações e causadas por alguns tipos de vírus, fungos e bactérias.

Entrar no grupo do Telegram

A prevenção da catarata ganha a cebola como aliada graças a um mecanismo inibidor que ocorre entre o componente da cebola, chamado quercetina, sobre a enzima causadora da doença.

Publicidade

Em cada 100 gramas de cebola é possível obter 1,5 grama de proteína, 180 microgramas de potássio, 45 microgramas de fósforo e 35 microgramas de cálcio, além de quantidades menores de silício, magnésio, ferro, vitaminas A, B1, B2, B3 e C.

Tomate

Assim como a cebola, o tomate oferece uma poderosa ação oxidante para o organismo, favorecendo a saúde em vários sentidos, como por exemplo, protegendo a visão.

Por sua riqueza de fibras e vitaminas, aliadas à baixa quantidade de calorias, é um vegetal excelente para consumir todos os dias e contribuir no emagrecimento, dentro de uma dieta saudável e equilibrada.

Publicidade

Além dos antioxidantes, o tomate é rico em licopeno, que atua diretamente na saúde do sistema cardiovascular. Seu consumo regular afina o sangue, reduzindo os níveis de colesterol e o risco de doenças cardiovasculares.

Tanto para quem já foi diagnosticado com diabetes quanto para prevenir essa doença crônica, o tomate é um bom aliado por ter baixo nível de carboidratos e de calorias, por ajudar a controlar colesterol e triglicérides, além de proteger os órgãos contra as possíveis complicações da doença.

A vitamina C presente no tomate faz bem para a pele, contribuindo na prevenção e no tratamento da acne, e na produção de colágeno que deixa a pele mais firme e elástica.

Publicidade

Vinagre

Mais um aliado para controlar diabetes é o vinagre que ajuda no equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue.

Por conta do seu alto índice clorogênico, o vinagre pode ajudar a melhorar a saúde cardiovascular, evitando futuros problemas cardíacos, e contribuir para a redução de níveis de colesterol e triglicerídeos.

Com ação bactericida, é um bom alimento para prevenir doenças causadas por bactérias no sistema digestivo.

Publicidade

O vinagre de maçã é o mais recomendado para consumo é do de maçã que contém silício, flúor, enxofre, magnésio, cálcio, sódio, cloro e fósforo. Possui boa concentração de ferro, potássio, ácido fólico e da vitamina B12. Ele é uma boa fonte de enzimas, de aminoácidos, além de betacarotenos, ácido acético e pectina.

Atenção: as dicas do artigo sobre os benefícios do vinagrete não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e tem necessidades nutricionais particulares. Fale com seu médico antes de adotar o vinagrete na sua dieta, caso tenha algum problema de saúde.

Veja também: 12 Benefícios do chá de casca de cebola e como fazer

Publicidade
Mentiras perigosas que os pais contam aos filhos

6 Mentiras perigosas que os pais contam aos filhos

Opções de plantas caras no Brasil para dar sofisticação ao seu jardim