em

10 Benefícios do abraço para a saúde

Descubra quais são os benefícios do abraço para a sua saúde emocional e física
benefícios do abraço
Crédito: Unsplash

Tem coisa mais gostosa do que abraçar quem você ama? Pois saiba que são muitos os benefícios do abraço para a saúde. Existem vários tipos desse gesto, desde aquele ombro com ombro, bem rapidinho, até aquele delicioso abraço de mãe, que envolve até a alma.

Cada situação pede um tipo de abraço, mas uma coisa é certa: os benefícios do abraço são muitos para sua saúde.

10 Benefícios do abraço para a saúde

1. Reduz o estresse

De acordo com uma pesquisa publicada pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), um abraço bem longo é capaz de ajudar seu corpo a reduzir os hormônios do estresse, o cortisol e a norepinefrina.

Com a redução do estresse, seu organismo terá menos radicais livres para combater. Isso ajuda a evitar uma série de doenças e também o envelhecimento precoce.

2. Traz bem estar

Na mesma publicação, o abraço é citado como um poderoso estimulante para a produção da oxitocina, um dos hormônios da felicidade, relacionado ao carinho de mãe.

Com o aumento da oxitocina, seu organismo aumenta as defesas, além de trazer aquela sensação de bem estar, tão necessária na correria do dia a dia.

3. Ajuda a prevenir doenças

benefícios do abraço saúde
Crédito: Unsplash

De acordo com um estudo realizado em uma universidade americana, pessoas que recebem mais abraços tendem a ter o organismo mais resistente a gripes e outras infecções. Na pesquisa, foram acompanhadas 404 pessoas pelo período de 15 dias, analisando quantos abraços ou conflitos elas tiveram durante o dia.

Em seguida, os estudados se expuseram a uma gripe comum e o resultado foi muito mais favorável para aqueles que recebiam mais abraços.

4. Auxilia no tratamento da alexitimia

Pessoas que tem dificuldade para expressar, seja por palavras ou gestos, os sentimentos sofrem de alexitimia.

O abraço faz parte da terapia para ajudar na cura da doença, substituindo as palavras na troca hormonal que ocorre no organismo.

5. Acalma o bebê

Abraço de mãe e pai é um excelente remédio para acalmar o bebê e crianças pequenas (e as crianças grandes também são beneficiadas!).

Como ainda não tem capacidade de se comunicar claramente, nem perceber o que está de fato sentindo, a criança tem muito a se beneficiar com um abraço.

6. Ajuda a reatar

Outro dos benefícios do abraço é ter a capacidade de reduzir a quantidade do hormônio do estresse e aumentar o da felicidade, perfeito para reatar uma amizade ou outro tipo de relacionamento.

Ao invés de tentar discutir e fazer com que o outro simplesmente compreenda seu ponto de vista, abrace!

7. Ajuda o coração

Um abraço demorado ajuda a baixar a pressão sanguínea e a quantidade de radicais livres no organismo, beneficiando assim o sistema cardiovascular.

Claro que também faz bem ao coração, enchendo de ternura e felicidade.

8. Alivia a sensação de dor

Pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, descobriram que um abraço longo pode ajudar a aliviar a dor.

O teste foi realizado com pessoas que sofrem de cefaleia crônica, demonstrando que as que recebiam abraço ficavam boas mais rapidamente.

9. Conecta as pessoas

benefícios do abraço para a saúde
Crédito: Unsplash

Um abraço bem dado, peito com peito, é capaz de conectar energeticamente duas pessoas, facilitando as relações.

Essa conexão estimula a empatia e um novo olhar sobre o outro, sendo fundamental para quem busca se relacionar no longo prazo.

10. Abraçar é proibido em alguns países

Você pode ser preso se abraçar em público alguém na Índia ou em outros países.

Então aproveite para abraçar bastante quem você quer bem, seja na rua, na chuva ou em casa mesmo. Só não vale um abracinho qualquer, ok? Entre os estudos publicados, observou-se que o abraço comum dura ao menos 3 segundos.

E quer sabem da melhor? O abraço terapêutico deve durar ao menos 20 segundos.

Então aproveite o tempo que tem hoje para dar aquele abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

quem faz decoração de natal mais cedo é mais feliz
Quem faz a decoração de Natal mais cedo é mais feliz
Como fazer mudas de suculentas