Crédito: Freepik
em

Benefícios de começar o dia cedo – e dicas de como fazer isso

Descubra como seu dia pode render mais e melhor se você começar a acordar antes de todos em casa

Publicidade

É fato que existem pessoas diurnas e pessoas noturnas. Então, não se pode exigir de uma pessoa noturna que ela acorde bem disposta às 6 da manhã só porque isso funciona pra você. Mas, se você é uma pessoa diurna e está com dificuldade de aproveitar melhor o seu dia, talvez encontre inspiração para melhorar isso, sabendo quais são os benefícios de começar o dia cedo.

Se organizar antes de todos acordarem

Para ter um dia produtivo é necessário acordar com calma e organizar a mente, pensar em tudo o que se pretende fazer durante o dia. Nada melhor do que o silêncio do amanhecer para conseguir fazer isso. Então, acordar bem cedo, pouco antes das 6 da manhã, é uma ótima maneira de ter um dia melhor, mais organizado e produtivo, pois dá tempo de se planejar.

Se exercitar

Seja em casa ou na rua, um dos melhores horários para se exercitar é logo pela manhã, bem cedinho. As ruas estão mais vazias, o clima está mais fresco, a casa está mais silenciosa, sem telefones tocando e crianças a todo vapor. Além do mais, se você começa a trabalhar lá pelas 8 ou 9 horas, e não tem hora para terminar, é mais um motivo para se exercitar antes de começar os compromissos do dia.

Dar conta de fazer mais coisas

Para pessoas diurnas, não adianta querer começar a fazer um trabalho ou estudar lá pelas 23h, quando as crianças finalmente adormeceram. Nesse horário o corpo já está exausto e não vai mais prestar atenção em nada. Então, o melhor a fazer é ir dormir e acordar mais cedo para fazer o que precisa com atenção plena e mais eficiência.

Publicidade

Alimentar-se com calma

Acordar antes de todos em casa tem outro benefício: fazer uma refeição com paz e tranquilidade. Já que o almoço, os lanches e o jantar tendem a ser mais agitados com filhos, outras pessoas e compromissos à espera, faça um favor a si mesmo: acorde bem cedo e tome seu café da manhã em paz, enquanto planeja seu dia.

Um momento inspirador

A falta de tempo que as pessoas tanto reclamam nos dias de hoje é um impeditivo para se sentir inspirado, já pensou nisso? Quando você não tem um tempo para ficar sozinho e pensar na vida, acaba não tendo tempo de se inspirar, ter novas ideias, aceitar novas propostas, começar algo novo e empolgante que faça sua vida ter propósito. Pensar em você é essencial, e o melhor momento para fazer isso é de manhã bem cedinho, no silêncio, quando seu corpo está se sentindo renovado depois de uma noite de sono.

Dicas para começar o dia mais cedo

  • Procure dormir mais cedo, sempre que possível;
  • Não coma nada antes de dormir para conseguir dormir melhor;
  • Deixe para de manhã algumas tarefas rápidas que iria fazer tarde da noite;
  • Acorde e tome um banho, ou coma, se exercite e tome banho depois;
  • Não coma demais no café da manhã para evitar a preguiça logo cedo;
  • Na noite anterior, já pense no que vai fazer ao acordar para aproveitar melhor o seu tempo;
  • Ao acordar, levante-se imediatamente, nada de colocar o despertador na soneca.
Como aliviar a reação da vacina da Covid-19

Como aliviar a reação da vacina da Covid-19

Como reduzir a sensibilidade mamária

Como reduzir a sensibilidade mamária: 5 Dicas fáceis