em ,

AmeiAmei

Benefícios e receita do verdadeiro chai indiano

Se você costuma beber chá apenas para acalmar e aquecer, saiba que ele possui outros benefícios.

O chá e o café são as bebidas quentes favoritas não só no Brasil, mas em todo o mundo. São gostosos, aquecem nos dias frios e por conta da cafeína, são muito consumidos por quem quer despertar a mente.

Entretanto, o chá é ainda mais poderoso do que o café, pois além da cafeína possui a teanina, que juntas promovem uma sensação de alerta ainda mais intensa, além de despertarem a criatividade, de acordo com os resultados de uma pesquisa feita pela Universidade de Pequim.

Para chegar a esta conclusão, psicólogos fizeram dois testes com 50 voluntários com média de 23 anos de idade. Eles dividiram as pessoas em dois grupos: um deles recebeu um copo de água e o outro uma xícara de chá preto por participante, que deveriam ser bebidos antes de iniciar o teste de habilidades cognitivas e criativas.

No primeiro teste, a atividade proposta era de que cada participante “construísse” uma edificação criativa e atrativa com mini blocos. No segundo teste, eles precisavam dar um nome criativo para um restaurante de massas.

Depois de os testes feitos, os psicólogos avaliaram que o grupo que bebeu chá obteve uma média de 6,54 de bons resultados, contra 6,03 do grupo que bebeu água. A sensação de alerta e melhor disposição mental relatada pelos participantes que beberam o chá também foi considerada.

Este estudo é uma parte de muitos outros que se dedicam a comprovar o poder das substâncias naturais em nosso organismo, especialmente nas funções cerebrais, e cada vez mais apresentam resultados positivos e significativos.

Agora, para incentivar você a desenvolver o hábito de tomar um chá diariamente, especialmente antes de praticar uma atividade que exija mais atenção e criatividade, veja esta receita do tradicional chai indiano, que além da cafeína e da teanina, leva outros ingredientes benéficos para a saúde.

Receita de chai indiano

O chai indiano é bem diferente do tradicional que conhecemos no Ocidente, que mistura apenas algumas ervas e especiarias com água. Anote e experimente:

Ingredientes:

  • Gengibre fresco: 3 fatias;
  • Canela em pau: 2 unidades;
  • Pimenta preta: 2 bolinhas;
  • Erva-doce: ¼ de colher de chá;
  • Chá preto: 2 colheres de chá de folhas soltas;
  • Cardamomo verde: 2 vagens;
  • Leite integral: ¼ de xícara;
  • Açúcar: a gosto;
  • Água: ¾ de xícara.

Modo de preparo:

1. Comece aquecendo o leite e a água, juntos. Antes de ferver, acrescente o gengibre, as vagens de cardamomo, a canela, a erva-doce e a pimenta.

2. Depois que levantar fervura, adicione o chá preto. Desligue o fogo e deixe descansar por dois minutos.

3. Passado esse tempo, coe o chai para uma xícara e adoce a gosto.

Essa receita rende uma xícara e as quantidades de ingredientes podem ser alteradas conforme o seu gosto. Veja no vídeo abaixo uma outra sugestão com algumas modificações:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
Para economizar dinheiro com internet, ele achou uma solução inusitada
Rubi: conheça o quarto tipo de chocolate que foi criado