beijar cão e gato faz mal
Crédito: Freepik

Beijar gato e cachorro na boca faz mal?

O organismo dos humanos e dos animais é composto por diferentes tipos de micro-organismos, e aí mora o risco

Publicidade

Você bem sabe que seu gato ou cão usa a boca para fazer outras coisas além de comer. Os animais de estimação farejam o chão e investigam o que encontram usando os dentes. Quando se aproximam de outros pets, a forma de conhecê-los é farejando o bumbum. Quando precisam se coçar ou limpar, lá vai a língua.

Tem também o lado dos humanos, que embora não usem a boca para fazer tudo isso que os pets fazem, possuem uma microbiota bucal, estomacal e intestinal bem diferente da microbiota dos animais. Sendo assim, essa troca de microbiotas pode levar doenças do cão para o humano, e do humano para o cão, caso um deles esteja infectado.

Por tudo isso, não é recomendado trocar beijos na boca com seu pet. Assim como ele pode transmitir um parasita, vírus ou bactéria para você, pode acontecer de você infectá-lo caso esteja doente, ainda que não seja uma doença grave.

Lembre-se que as doenças atuam de forma diferente no organismo dos humanos e dos animais. Então, uma doença que não vai causar sintomas em um, pode colocar em risco a vida do outro.

Publicidade

Cuidados a ter para continuar beijando o pet

Se você tem o hábito de beijar o seu cão ou gato é importante que ambos mantenham bons hábitos de higiene bucal, e que o seu pet seja caseiro.

O risco é maior quando o gato, por exemplo, vive andando na rua e depois volta para casa, sem que você saiba onde ele colocou a boca.

Além disso, mesmo se tiver um animal limpinho, é bom fazer exame de fezes periodicamente para garantir que o seu organismo não está infectado por algum parasita.

E se você tem o hábito de dobrar os lábios para dentro antes de receber a lambida do seu pet, mesmo assim precisa lavar a boca com água e sabão depois. Se algum parasita ficou no seu rosto, poderá “andar” até sua boca, ou você pode colocá-lo para dentro com sua mão ou sua língua, sem perceber.

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM