em

Bebidas diet não influenciam perda de peso

Trocou seu refrigerante regular pela versão diet? E se lhe dissermos que assim pode até ganhar mais peso?

As campanhas publicitárias querem fazer das bebidas diet nossas melhores amigas. Em sua companhia, podemos emagrecer, tomando refrigerante saboroso com baixo teor de açúcar. Essas bebidas podem até conter, efetivamente, menos açúcar em sua composição. Mas os adoçantes que o substituem vão direitinho aos receptores do nosso cérebro responsáveis pelo aumento do apetite.

As bebidas diet não têm influência na perda de peso

Um estudo elaborado pela Imperial College, em Londres, veio dar resposta ao grande dilema que vivem os consumidores de refrigerante. Serão as bebidas diets assim tão boas para a perda de peso? A conclusão desses especialistas não é aquela que mais gostaríamos. As ditas bebidas diet não só não desempenham qualquer papel na diminuição da gordura corporal, como ainda têm um efeito precisamente contrário!

Na opinião da psicóloga Marisa Azaret, da CNN en Español, o aumento do surgimento de produtos diet no mercado tem sido proporcional ao aumento de peso da população. Só isso é um grande indicador de que algo está muito errado! Enquanto que a Organização Mundial de Saúde (OMS) decreta que estamos perante uma crise de obesidade de escala planetária, os alimentos diet invadem as estantes dos supermercados. Mas e então, por que não estão dando efeito?

Bebidas sem açúcar estimulam consumo de açúcar

Desde o aparecimento desses alimentos diets que as opiniões se dividem. Grande parte dos estudos é mesmo inconclusiva. Mas, hoje em dia, a crença de que os adoçantes ativam os receptores cerebrais que estimulam a vontade em comer coisas doces é cada vez maior. Quer isso dizer que, uma pessoa que está tomando refrigerante diet vai achar, naturalmente, que está liberada para consumir outros alimentos calóricos, uma vez que já maneirou na bebida. O que acontece, na verdade, é que está consumindo dois alimentos que não trazem qualquer benefício para a perda de peso. E por isso é que pode engordar ainda mais.

Nessa altura do campeonato, o fator que mais funciona contra as bebidas diets é o fato de os efeitos anunciados pelos fabricantes nunca terem sido cientificamente comprovados. Não há nada que ateste que eles ajudam a prevenir o aumento de peso e de massa corporal, nem o desenvolvimento de diabetes de tipo 2.

Tomar refrigerante é prejudicial

Concluindo: não tem garantias de que os refrigerantes sem açúcar sejam melhores para a sua saúde de que os refrigerantes com açúcar. Quer isso dizer que você deve tomar antes um refrigerante regular? Não! O consumo de refrigerantes é prejudicial para o seu organismo, e deve ser evitado. Siga o exemplo dos franceses, cujos governantes recomendam que a população abdique do consumo de refrigerantes de qualquer tipo. Sabe que bebida é por eles recomendada? A nossa boa, barata e preciosa água!

Curtiu essa matéria? Assista a esse vídeo, que transmite uma boa lição sobre os refrigerantes de um modo bastante original.

Compartilhe! Alerte adultos e crianças para o perigo do consumo de refrigerantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
Acabe com a dor de ouvido com esse truque
Tratamento caseiro para eliminar a larva da roupa