tomar vinho previne coronavirus
Crédito: Freepik
em

Beber vinho pode prevenir infecção por coronavírus: será mesmo?

Uma taça de vinho por dia pode ajudar a manter sua boca e garganta mais desinfectadas

Se você é apaixonado por vinho e resolveu comprar algumas garrafas para a quarentena, saiba que pode existir uma vantagem nisso com relação à sua saúde.

A Federação Espanhola de Enologia recebeu muitos pedidos de pessoas e diferentes profissionais envolvidos com o comércio de vinho para falar sobre questões relacionadas à contaminação do coronavírus através do vinho, das garrafas e contêineres. Então, eles publicaram as seguintes informações aos interessados e amantes desta bebida:

O vírus pode contaminar o vinho?

Os especialistas acreditam que a sobrevivência do vírus no vinho é praticamente impossível, ao menos até que se prove o contrário. Isso ocorre porque a combinação da presença de álcool com um ambiente hipotônico (concentração do soluto ser menor do que a concentração do solvente), além da presença de polifenóis na bebida, impede a vida e a multiplicação do próprio vírus.

O vírus sobrevive nas embalagens de vinho?

É muito remota, se não inexistente, a contaminação da embalagem de vinho por coronavírus. Os especialistas acreditam nisso por conta da curta vida do vírus e da ausência de um hospedeiro vivo “biológico” para que se mantenha a contaminação.

Consumir vinho pode ajudar a prevenir coronavírus?

Essa é uma questão delicada que não pode ser tratada como medida de prevenção. Mas, apenas por curiosidade, os especialistas explicam que o consumo moderado e responsável de vinho pode contribuir com a higiene da cavidade oral e da laringe, região atacada pelo vírus. Porém, é necessário também que a pessoa esteja mantendo todos os demais cuidados recomendados pelos médicos e pelo Ministério da Saúde.

Veja também: quanto tempo coronavírus sobrevive nas superfícies?

banheiros simples e bonitos decoração

Banheiros simples e bonitos: 12 ideias para fazer no seu

vestir elegante com trinta anos

10 Dicas para se vestir mais elegante acima dos 30 anos