Menu

Bebê morre depois de engasgar com pipoca e ficar com o milho no pulmão

Um perigo! Veja o que fazer em caso de emergência

Crédito: Freepik

Publicidade

Quem tem criança pequena em casa sabe que todo cuidado é pouco para se evitar acidentes. Entre os riscos estão os tombos, choques elétricos, materiais cortantes ou aqueles podem sufocar. Também a hora de comer deve ser especial, pois vários alimentos oferecem risco à sua saúde, a exemplo da pipoca. Conheça o caso da bebê que morreu sufocada com o milho e como salvar.

O que aconteceu com a bebê que morreu

Ela tinha somente 1 ano e 9 meses quando perdeu a vida. O que era para ser um dia normal na família se tornou um grande pesadelo, assim que receberam a ligação da babá. A bebê estava em casa e acabou engasgando com uma pipoca. Ela foi levada imediatamente para o hospital do bairro Alto Lage, no município de Cariacica (ES).

Lá, já com os familiares, foi atendida e liberada para se recuperar em casa. Mas infelizmente ela ainda não estava bem e continuava com falta de ar. A família então a levou novamente ao pronto socorro. De lá, ela foi encaminhada para o Hospital Infantil de Vitória, que analisou os exames e requisitou uma cirurgia de emergência.

A bebê estava com um milho de pipoca alojado no pulmão e quase sem conseguir respirar. A cirurgia foi bem sucedida, mas o estado de saúde já estava bem degenerado. Então ela seguiu direto para o Centro de Tratamento Intensivo. Lá, permaneceu por 49 dias, até seu corpo não resistir e vir a óbito. E de pensar que era só não ter dado a pipoca…

Publicidade

Veja também: homem passa por cirurgia no coração por causa de pipoca no dente

Como ajudar um bebê engasgado

Primeiro de tudo, ligue para o SAMU (número 192) e peça para alguém explicar a situação e requisitar a ambulância. Isso porque, se a manobra não der certo, o socorro já estará a caminho. É muito perigoso deixar uma criança engasgada, podendo gerar desde danos ao cérebro como também a morte.

Depois de contatar o SAMU, comece a aplicar a manobra de Heimlich, seguindo os passos abaixo:

  • Vire cuidadosamente o bebê com a barriga para baixo, apoiando a cabeça em sua mão, pelo queixo (nunca pelo pescoço);
  • Dê 5 batidas nas costas, com movimentos em direção à cabeça;
  • Se não funcionar, vire ao contrário e pressione 2 dedos, cuidadosamente, entre os mamilos, no centro do peito;
  • Repita a operação até eliminar o objeto.

Ficou com dúvidas? Veja como fazer nesse vídeo:

Fonte: Uol

Sair da versão mobile