em

Como salvar um bebê engasgado

Hospital demonstra como salvar um bebê em apenas alguns segundos

bebe engasgado
Crédito: Pixabay

Bebês são sempre adoráveis, fofos e divertidos. Mesmo sendo tão pequenos, eles trazem uma alegria gigantesca. Assim como as alegrias são muitas, as preocupações também são, afinal se trata de um pequeno ser humano que não sabe se cuidar sozinho. Um dos maiores pesadelos dos pais é não saber reagir ao bebê engasgado, pois essa situação pode infelizmente ter um resultado desastroso se não souber o que fazer.

Hospital demonstra como salvar um bebê engasgado

salvar bebê engasgado
Crédito: Diário do Iguaçu

Como muitos pais não sabem aquilo que deve ser feito e entram em pânico, a instituição St. John Ambulance resolveu mostrar a técnica para salvar os pequenos em um vídeo muito criativo. A instituição, que fornece informações sobre os primeiros socorros, pontua em seu vídeo que 40% dos pais já viram o seu bebê engasgando, e 80% não sabem como reagir neste momento. O que mostra que o conhecimento é realmente necessário.

O primeiro passo a ser seguido quando o seu bebê está engasgado é avaliar a situação. Veja se o bebê tosse ou se existe algum chiado no peito. Se sim, ele não está em perigo imediato, pois ainda consegue respirar. Não tente mover o objeto, porque isso pode levá-lo a um lugar em que realmente bloqueie a respiração. Vá ao pronto-socorro.

Agora se o pequeno não consegue parar de tossir ou parar de fazer qualquer barulho, ligue para a emergência e inicie a manobra de salvamento. Em nenhum momento tente retirar o objeto que está bloqueando as vias aéreas, pois isso pode piorar a situação.

Se é necessário que você interfira fisicamente para desobstruir as vias aéreas do bebê, comece o dando batidas nas costas. Antes posicione o pequeno deitado de bruços no seu antebraço, usando os seus dedos para sustentar a mandíbula do bebê no lugar. Então aproxime o seu antebraço da coxa e use o peito da sua mão para dar cinco batidas firmes no meio das omoplatas.

como salvar um bebê engasgado primeiro movimento
Crédito: The Hearty Soul

Se as batidas nas costas não forem suficientes, realize os impulsos torácicos. Para isso, coloque novamente o bebê no seu antebraço, mas agora com as costas apoiadas e a parte de trás da cabeça em sua mão. Feito isso coloque dois ou três dedos na parte do centro do peito do bebê e empurre para baixo, até que ele afunde cerca de 3,5 cm. Depois deixe que o peito volte à posição normal. Repita o movimento cinco vezes de maneira delicada, para não machucá-lo.

como salvar um bebê engasgado segundo movimento
Crédito: The Hearty Soul

Às vezes uma repetição de cada manobra não é suficiente, se esse for o caso alterne os dois movimentos. Se o bebê ficar inconsciente ou permanecer engasgado após a realização dos procedimentos, enquanto espera pela ambulância, mantenha os movimentos no peito e nas costas de forma alternada.

Ligue as legendas e assista ao vídeo completo:

Veja também: mãe revela segredo para manter seu recém-nascido dormindo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

pernas de bebe muito gordas

Mãe recebe comentários maldosos sobre as pernas gordinhas do seu bebê

utilidades do Óleo de Peroba

3 Utilidades do Óleo de Peroba