batata-doce no micro-ondas
Crédito: Freepik
em

Como cozinhar batata-doce no micro-ondas: prático e gostoso

Não deixe de comer batata-doce porque demora demais para cozinhar ou porque está sem gás. Veja essas receitas

A batata-doce é um ingrediente maravilhoso para fazer parte das suas refeições. Ela pode substituir a batatinha inglesa, pois oferece maior valor nutricional à saúde e também sacia por mais tempo. Pode substituir também o arroz branco e é mais versátil, já que pode ser consumida cozida, em forma de purê ou assada. O preparo é mais um benefício, até mesmo para quando estiver sem gás, pois é perfeitamente possível fazer batata-doce no micro-ondas. Veja como.

Veja também: deliciosas receitas de frango cremoso

Como fazer batata-doce no micro-ondas

Aprenda a cozinhar batata com papel-toalha e com saquinho plástico, e veja também como fazer chips de batata-doce para petiscar.

1. Batata-doce no micro-ondas em 5 minutos

Para fazer uma batata-doce cozida em apenas 5 minutos, é preciso saber escolher o tamanho e a grossura da batata. Evite aquelas mais grossas, pois vai levar mais tempo para cozinhar e vai ser necessário cortar em mais pedaços. Escolha uma batata compridinha, de grossura quase uniforme de uma ponta a outra.

Lave-a e corte as pontas para facilitar o cozimento. Depois, enrole-a em uma folha de papel-toalha. Ele vai ajudar a manter a umidade dentro da batata, evitando que fique ressecada. Mas, para isso, depois de envolver a batata no papel precisa umedecer embaixo da torneira.

Coloque sobre um pratinho e leve ao micro-ondas por 5 minutos na potência alta. Está pronto para transformar no prato que quiser ou mesmo para comer pura. Fica com uma consistência muito macia, até melhor do que colocar imersa na água. Veja o preparo no vídeo:

2. No saco de feira

Aso você não tenha papel-toalha em casa, pode fazer do mesmo jeito, só que usando um saquinho plástico de feira, desses de colocar as frutas para levar para casa. Nesse caso, o que muda é que, antes de colocar a batata no saquinho, deve deixá-la molhada e fazer furinhos com uma faca ou garfo em toda a batata.

Depois é só colocar no saquinho, dar um nó e fazer alguns furos no saco também para sair o vapor e não explodir. Nessa receita a batata ficou no micro-ondas por 8 minutos, mas vai depender do tamanho da batata. Veja como fazer:

3. Chips de batata-doce no micro-ondas

Essa é uma dica legal para quando você quer petiscar alguma coisa, mas quer algo saudável e prático, ou quando não tem nada em casa, só uma batata-doce. É um delicioso petisco e pode comer sem culpa, pois faz muito bem à saúde.

Essa receita é o contrário das outras. Para cozinhar, a batata precisa estar bem úmida. Já para fazer chips, ela precisa estar mais sequinha, pois a ideia é que fique bem crocante.

Você vai cortar a batata em fatias bem fininhas, vai temperar a gosto e levar ao micro-ondas num pratinho com papel-toalha. É bem fácil de fazer. Acompanhe no vídeo o passo a passo e as sugestões de temperos para fazer a sua.

Cuidados ao cozinhar batata no micro-ondas

O micro-ondas traz muita praticidade na rotina da cozinha, mas é preciso ter cuidado para usar. Por exemplo, na dica do saco plástico, não se esqueça de fazer furinhos, ou ele irá acumular vapor e poderá explodir dentro do aparelho.

Outro cuidado importante é que a batata vai sair bem quente do micro-ondas, então nunca pegue-a com as mãos e não deixe o rosto muito perto, pois o vapor poderá causar queimaduras.

Por fim, nunca deixe a batata por mais tempo do que o indicado nessas receitas. Se a sua batata for maior, deixe um tempo, retire para ver como está e coloque de novo. Vale mais a pena ir cozinhando aos poucos para garantir um bom resultado do que colocar por vários minutos de uma só vez e acabar com uma batata seca ou queimada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

frango cremoso

Frango cremoso: 4 receitas para almoços e jantares

bolo mousse de limão

Como fazer bolo mousse de limão cremoso e delicioso