França pretende banir o uso de smartphones nas escolas

Os alunos de até 15 anos não poderão mais utilizar os aparelhos nem nos intervalos de aula.

Publicidade

Os smartphones já estão integrados ao dia a dia das sociedades em todo o mundo. Até mesmo as crianças e idosos são adeptos dos aparelhos, afinal de contas, ele já começou a ser considerado um item de segurança no caso de pais e familiares precisarem entrar em contato.

Mas sabemos que em muitos casos o uso dos smartphones tem sido um problema, pois não é controlado, especialmente em muitas escolas. Como resultado, a fixação dos alunos na tela do aparelho tira a atenção das aulas e restringe a interação entre eles, que deixam de brincar e fazer atividades físicas, como era comum há poucos anos.

Pensando em evitar que esse problema se agrave, o ministro da educação da França, Jean-Michel Blanquer, anunciou que os celulares serão banidos das escolas do País para todos os estudantes até 15 anos de idade. Atualmente os aparelhos já são proibidos durante as aulas, mas a ideia é que sejam também durante os intervalos.

Como essa nova regra só deve entrar em vigor a partir do próximo ano letivo, que na Europa começa em setembro, ainda há questões a resolver, como por exemplo o método que seja usado para recolhimento e devolução dos aparelhos diariamente.

Publicidade

Um sindicato de pais dos alunos não concorda com a proibição, já que os aparelhos podem ser necessários em caso de emergência, além do mais, não veem possibilidade de um jeito funcional no processo de coleta e devolução, já que, como mencionado anteriormente, ainda não está definido como acontecerá.

De todo modo, existe uma boa intenção nessa iniciativa, pois temos que concordar que as crianças e adolescentes estão mesmo ficando obcecados pela tecnologia. Mas, talvez, medidas educativas quanto ao momento adequado de uso já sejam suficientes para que o aparelho continue sendo um benefício, e não um problema no desenvolvimento dos jovens.

PODE GOSTAR TAMBÉM