em

Baicuru: benefícios e como consumir

Já ouviu falar dessa planta brasileira? Seu principal uso é para a fertilidade feminina

baicuru
Crédito: Public Domain Pictures

O baicuru é mais uma entre milhares de espécies de plantas nativas do Brasil. Seu nome científico é Statice brasiliensis e além do principal nome popular, também é conhecida como guaicuru e alecrim do pântano. É mais fácil de encontrá-las nas regiões litorâneas do Sul. Conheça mais sobre essa planta para que possa usufruir dos seus efeitos medicinais.

Veja também: benefícios do chá vermelho e como fazer

Benefícios para a saúde

As partes usadas para consumo dessa planta são as folhas e raízes e o seu uso mais popular é para promover a fertilidade feminina. Veja como isso acontece e outros benefícios:

Melhora a fertilidade das mulheres

As mulheres que desejam engravidar, costumam buscar na natureza plantas que, de alguma forma, favorecem a fertilidade ou a fecundação. Uma dessas plantas é o baicuru, porém, não há comprovações científicas suficientes para recomendar o uso da planta como tratamento para fertilidade. Se quiser experimentar, o ideal é comprar em uma farmácia para que tenha as recomendações do farmacêutico.

Tratamento de aftas e pequenas feridas

Quando aparecem aftas e pequenas feridas nas partes das mucosas do corpo, podem ser diferentes causas, desde problemas no sistema imunológico até ataque por fungos ou bactérias. Então, em primeiro lugar, é importante ir ao médico para saber a causa do problema. Depois, o tratamento com o chá da planta pode ajudar a aliviar o problema, já que tem ação bactericida, adstringente e anti-inflamatória.

Tratamento de inflamações

Outros tipos de inflamações precisam de uso cauteloso, nunca substituindo o tratamento médico, já que a recomendação vem apenas da medicina popular. Seu chá pode ser usado para inflamações do sistema digestivo, urinário e reprodutor feminino. A recomendação de uso deve ser passada por um farmacêutico ou naturopata.

Propriedades

propriedades do baicuru
Crédito: Benefícios das Plantas

Para oferecer esses benefícios à saúde, a planta contém ação anti-inflamatória, atuando sobre as diversas inflamações que afetam o corpo. Porém, muitas vezes a inflamação é persistente porque o problema tem outra causa que deve ser investigada pelo médico.

Outras propriedades são a adstringente, que participa da cura das inflamações reduzindo e secando as feridas, e a bactericida. Essas três propriedades agem juntar sobre as inflamações acelerando a recuperação do local afetado.

Como consumir

É possível usar essa planta de diferentes formas, todas encontradas em lojas de produtos naturais, farmácias comuns e de manipulação.

Infusão de folhas e raízes

A infusão pode ser utilizada para beber, fazer bochecho, gargarejo ou aplicar sobre o local inflamado, quando é externo. Para beber, o ideal é ter a recomendação de um especialista, mas de modo geral, pode-se consumir 3 xícaras do chá ao dia, em horários espaçados. A compressa pode ser aplicada mais vezes.

Cápsulas

As farmácias de manipulação também fazer a planta virar pó e colocam em cápsulas para usos específicos. Geralmente a posologia é de 1 cápsula antes das refeições principais.

Extrato

Essa forma da planta líquida é para ser diluída em água e também é encontrada nas farmácias e lojas de produtos naturais.

Como preparar chá de baicuru

Se preferir consumir a planta na forma de chá, misture 5 gramas de raízes secas ou 10 gramas de raízes frescas em 1 xícara de água acabada de ferver. Depois de alguns minutos em infusão, basta coar e beber, sempre fazer uma xícara por vez.

Se for gestante ou lactante, deve consultar o médico antes de fazer uso dessa planta. As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Para obter os resultados também é importante aliar o uso a uma rotina de vida saudável.

receitas com banana congelada

Receitas com banana congelada

chips de coco

Receitas de chips de coco fáceis e deliciosas