Bagunça em casa faz perder dinheiro
Crédito: Freepik

Bagunça em casa faz perder dinheiro: 5 atitudes para melhorar

Novos hábitos na rotina são capaz de transformar sua vida financeira de um modo que você nunca imaginou

Publicidade

Já parou para pensar em quanto dinheiro você pode estar desperdiçando por não ter uma casa organizada? Contas que atrasaram porque não encontrou o boleto, investimento em roupas que estão perdidas na bagunça do armário, comida que comprou e esqueceu no fundo da despensa.

Um estilo de vida desorganizado é reflexo de uma mente que não consegue colocar as coisas em ordem, e nem sempre é fácil. No entanto, se você está precisando organizar a sua vida e fazer o seu dinheiro render mais, precisa mudar alguns hábitos.

Você pode até pensar que não faz sentido, mas quando a sua casa está organizada, a sua mente consegue relaxar e se organizar também, com mais facilidade. Você se torna uma pessoa menos preocupada, pois deixa de viver olhando para o caos. Veja as dicas do que fazer para organizar sua casa e deixar de perder dinheiro à toa.

1. Organize suas contas

Se você não consegue nem pensar em abrir o Excel e criar uma planilha de finanças, comece devagar. Pegue papel e caneta e faça uma tabela à mão mesmo. Escreva em uma coluna as contas a pagar (aluguel, água, energia, prestações). Ao lado, em outra coluna, os valores dessas contas. E, na terceira coluna, a data de vencimento de cada uma.

Publicidade

Mantenha essa sua tabela sempre visível no seu local de trabalho ou mesmo na porta da geladeira, onde você possa conferir todos os dias. Quando uma conta for paga, risque da tabela. Se a tabela começar a ficar visualmente bagunçada, refaça com capricho.

2. Repense seus gastos

Depois de organizar as contas mensais em uma tabela, aproveite para olhar as contas e avaliar se todas são realmente necessárias. Quando você precisa economizar ou juntar dinheiro para um objetivo específico, todo tipo de economia que puder fazer é importante.

Gastos com anuidade de cartão que não está sendo usado, contas ativas de serviços que não estão sendo usados, taxas de juros que não precisavam existir se você pagasse tudo em dia. Preste atenção nas entrelinhas da sua vida financeira e passe a ficar no controle do seu dinheiro.

3. Tenha uma tigela para boletos

Se você recebe contas em casa pelo Correio, tenha o hábito de colocar todas elas no mesmo lugar, que pode ser uma tigela no balcão da cozinha, da sala ou no seu quarto, em local visível. Assim você não vai mais deixar contas em atraso porque não sabe onde colocou o boleto.

Publicidade

4. Organize suas roupas

Essa é uma tarefa que vai levar um pouco mais de tempo, mas é necessária. No armário de roupas, sua tarefa é dar uma revisada em tudo e começar a separar: roupas que não quer mais e pode doar; roupas fora da estação que não estão sendo usadas; roupas que usa quase nunca; roupas que usa com frequência.

O que não quiser mais, doe. O que for usar nos próximos meses, guarde em caixas bem fechadas para evitar umidade e evitar que se misturem com as mais usadas. Depois, reorganize o armário apenas com as roupas mais usadas e as que usa em ocasiões específicas, de vez em quando.

Se o seu armário está uma bela bagunça, você irá se surpreender com as peças de roupa que vai encontrar. Assim, deixará de comprar uma roupa repetida porque nem sabia que já tinha.

Publicidade

5. Organize os armários de mantimentos

O armário de comidas e mantimentos gerais da casa também precisa ser colocado em ordem, principalmente se você é o tipo de pessoa que adora comprar tudo o que vê no mercado, mesmo sem saber quando vai consumir.

A limpeza e organização do armário de mantimentos é importante na sua economia doméstica para você ficar cara a cara com seus gastos supérfluos. Para muitas pessoas estressadas e ansiosas, a comida é uma válvula de escape, e isso faz com que gastem muito dinheiro em alimentos que não são consumidos em um mês.

Apenas quando você olhar para tudo o que tem no seu armário e refletir sobre o que está comprando, vai ser capaz de perceber o desperdício. Confira todas as validades para jogar fora o que estiver velho. Limpe tudo e organize de modo a deixar os alimentos com validade mais curta na parte da frente para serem consumidos antes.

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM